O filme japonês “Sayonara”, o primeiro protagonizado por uma atriz androide, vai chegar aos cinemas japoneses no dia 21, depois da sua estreia internacional durante o 28.º Festival de Cinema da capital japonesa. Imagem: Divulgação.
“Sayonara” (“Adeus”, em japonês) relata a relação entre Leona, uma robô humanoide, e Tânia, uma mulher que ficou gravemente doente depois de ter sido afetada pelas radiações resultantes de um acidente nuclear não especificado.
O filme é uma adaptação de uma obra de teatro do citado autor japonês e o “primeiro filme protagonizado por uma casal formado por um humano e um androide”, segundo o Festival Internacional de Cinema de Tóquio (TIFF), onde aconteceu a estreia no fim de semana passada.
O robô protagonista é capaz de falar e de reproduzir expressões humanas no seu rosto, mas não consegue andar, pelo que aparece no filme numa cadeira de rodas.
O seu corpo está construído com um esqueleto metálico articulado e coberto por borracha e silicone de aspecto semelhante à pele e durante as rodagens foi operado por controlo remoto.
O androide é um modelo “Geminoid-F”, desenvolvido por Ishiguro, que desde 2005 desenhou e construiu várias gerações de androides de aspecto humano e capazes de interagir com pessoas, incluindo um clone robótico de si próprio.
O trabalho de Ishiguro foi reconhecido este ano com o Prêmio Nacional de Ciência e Tecnologia, do Ministério da Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia do Japão, e alguns dos seus androides estão em exibição no Museu da Ciência Emergente e a Inovação (Miraikan) de Tóquio.
ionline
- Encerrada a 33ª Exposição de Artistas Estrangeiros em Nagoia - 5 de novembro de 2018 4:21 pm
- Editorial: Bolsonaro e a quebra de paradigmas - 29 de outubro de 2018 2:40 pm
- Resultado é comemorado com festa e fogos em frente à casa de Bolsonaro - 29 de outubro de 2018 2:04 pm




















