11.1 C
Kōnan
quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

Filipinas: cuidado, esquema de extorsão no aeroporto internacional NAIA

Últimas Estatísticas do Coronavírus no Japão

Filipinas: cuidado, esquema de extorsão no aeroporto internacional NAIA. Um turista japonês e uma filipina que trabalha como doméstica em Hong Kong tornaram-se as últimas vítimas do chamado esquema de extorsão “laglag-bala” no Aeroporto Internacional Ninoy Aquino (NAIA), neste último domingo.

Kazunobu Sakamoto, 33 anos, de Tóquio, estava em seu caminho de volta para o Japão quando foi detido por membros do Grupo Philippine National Police – Aviation Security Group (PNP-AVSEGROUP) após funcionários do Escritório de Segurança nos Transportes (OTS) solicitarem um raio-X de sua bagagem que mostrou imagens de balas de pistola 9mm.

A bagagem de Sakamoto foi submetida a inspeção manual pelo pessoal da OTS, que supostamente, encontrou duas balas no bolso direito de sua bagagem. As balas teriam sido escondido sob uma camisa de mangas compridas.

Sakamoto foi acusado de posse ilegal de munição perante o Ministério Público de Pasay, na segunda-feira. Ele pagou P80,000 (oitenta mil pesos), aproximadamente 206 mil yenes, de fiança.

Também no domingo, uma trabalhadora filipina no exterior (OFW) foi impedida de sair para Hong Kong depois que uma bala de rifle teria sido encontrada em sua bolsa de mão.

Gloria Ortinez, 56 anos, que chegou de Laoag, Ilocos Norte, também foi presa após o pessoal da OTS alegar que ela tinha uma bala na sua bolsa.

Ortinez disse que ela tem sido um OFW há mais de 20 anos e nunca tinha visto uma bala de um rifle.

“Deus sabe que eu sou uma vítima do modus operandi ‘Tanım-bala’, no aeroporto, por esse pessoal sem escrúpulos da OTS que só quer ganhar dinheiro fácil”, disse Ortinez.

O diretor da PNP-AVSEGROUP, Pablo Francisco Balagtas, disse que a bala estava envolta em um pano vermelho e é comumente usada como um amuleto ou encanto de boa sorte.

Ortinez foi detida depois de não conseguir pagar P80,000 de fiança, sob a acusação de posse ilegal de munição, perante o Ministério Público de Pasay.

Trabalhadores filipinos no estrangeiros alarmados

John Leonard Monterona, coordenador regional dos Migrante do Oriente Médio, disse que os OFWs temem que eles possam tornar-se vítimas dos criminosos quando voltarem para casa no período de férias.

Ele disse que as autoridades do aeroporto devem tomar medidas adequadas para impedir a extorsão, observando que OFWs iriam começar a chegar nas Filipinas no próximo mês para passar as festas de final de ano.

“Isso é bastante alarmante. Autoridades aeroportuárias devem intensificar a sua função de policiamento em todos os aeroportos “, disse Monterona, citando a necessidade de garantir a segurança dos viajantes.

A advogada OFW e candidata ao Senado Susan Ople, solicitou ao presidente Aquino para pedir uma investigação minuciosa dos incidentes.

Ela pediu ao Departamento de Justiça para retirar o processo contra Ortinez.

‘Cabeças devem rolar’

Enquanto isso, os legisladores querem a cabeça dos funcionários do aeroporto.

Carol Jayne Lopez, representante do partido da Juventude Contra a Corrupção e Pobreza e Roy Señeres, do partido Família OFW, condenou o incidente, dizendo que Ortinez foi, aparentemente, vítima de extorsão no NAIA.

Lopez pediu que as autoridades do NAIA, bem como os funcionários do Manila International Airport Authority, Autoridades do Aeroporto Internacional de Manila Authority (MIAA), para lidar com o caso de Ortinez com rapidez e sensibilidade para proteger sua família, que depende dela para sobreviver.

Há pelo menos quatro vítimas conhecidas, incluindo um deputado, de Tarlac, Rep. Noel Villanueva, da extorsão.

Señeres reiterou o seu apelo para a demissão do gerente geral da MIIA, Jose Angel Honrado, sobre o que ele descreveu como brutais e habituais erros e incompetência.

Ele disse que o MIAA insistiu na cobrança das taxas de terminal dos OFWs, que estão isentos por lei.

Isto veio depois de uma tentativa fracassada de extorquir dinheiro dos OFWs através do pagamento de direitos aduaneiros e impostos para as caixas balikbayan e itens importados trazidos por eles.

Meios para prevenir-se do esquema de extorsão

  • Não concorde em ter sua bagagem aberta, solicite à polícia do aeroporto ou a um parente que chame, imediatamente, um advogado para você. Não concorde, também, quando o pessoal do aeroporto pedir-lhe que abra a sua bagagem.;
  • Quando a polícia do aeroporto estiver presente, peça-lhes para abrir a bagagem e retirar o objeto suspeito. Se o objeto suspeito encontrado em sua bagagem não for, realmente seu, não conterá sua impressão digital;
  • Após recuperado o objeto suspeito pela polícia do aeroporto, solicite um exame de impressão digital, para comprovação de origem;
  • Processe o pessoal do aeroporto por danos morais, inconveniência e perda de tempo.

Foto, fonte: GMA News Online
http://www.gmanetwork.com/news/story/543026/news/nation/how-to-defend-yourself-against-laglag-bala

Aparentemente, o esquema de extorsão acontece já há algum tempo no Aeroporto Internacional NAIA, nas Filipinas, e nenhuma providência foi tomada.

Tradução do post abaixo, publicado em 2012

Golpe no aeroporto

18 de setembro de 2012 12h51

Minha filha teve sua bolsa digitalizada ao entrar no aeroporto para pegar um voo. O agente de segurança chamou-a e revistou sua bolsa. Ele “encontrado” um invólucro de bala e disse a ela que haveria uma investigação e que ela perderia seu vôo. Obviamente, ela ficou muito assustada e angustiada.

Ele, então, disse que poderia apagar as imagens pelo o equivalente a US $ 1.000. Ela não tinha esse montante e disse que possuia apenas US $ 100, pois era o final da viagem com seu namorado.

Eles foram levados para um caixa eletrônico e o agente embolsou o dinheiro.

Mas isso não acaba aqui. Vou entrar em contato com o Ministério do Turismo das Filipinas, o CEO do aeroporto, o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Grã-Bretanha, e os jornais.

As Filipinas estão promovendo o turismo. É um país lindo com pessoas adoráveis. Este indivíduo deve ser parado. Esteja avisado. Esse caso da bala está sendo usado de novo e de novo.

 

Screen Shot 2015-11-04 at 3.02.02 PM

Um turista britânico publicou um aviso no TripAdvisor sobre sua experiência no aeroporto NAIA, Filipinas. Este post foi datado do ano de 2012. Ele observa que os funcionários do aeroporto “viram” um invólucro de bala na bolsa da filha, através do scanner. Ela foi escoltada até um caixa eletrônico para que o agente embolsasse o dinheiro para que as imagens fossem “apagadas” do scanner.
Leia mais em: http://www.wheninmanila.com/laglag-bala-warnings-posted-in-2012-found-on-tripadvisor/#16OLvuvCIqpWVGoD.99

SourcePhilstar

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img
Translate »