Tóquio sugeriu que a Rússia use a moeda nacional japonesa, o iene, em transações em vez de dólares para minimizar riscos, disse nesta sexta-feira (4) Tadashi Maeda, o diretor sênior gerente do Banco Japonês de Cooperação Internacional (JBIC, na sigla em inglês).
“Sugerimos aos nossos parceiros russos para explorarem a possibilidade de usar a iene japonesa como moeda extra”, disse Maeda durante o Fórum Econômico do Oriente que está sendo realizado na cidade russa de Vladivistok.
O primeiro vice-presidente do Vnesheconombank (Banco de atividade Econômica Exterior em português, uma corporação estatal russa) Andrei Sapelin por sua vez disse a Rússia já está considerando esta opção.
A Rússia está considerando a possibilidade de começar transações em moedas nacionais com a Índia, África do Sul, Brasil, Argentina, Indonésia, Vietnã, Irã, Egito para ampliar o comércio mútuo e reduzir a dependência do dólar. Tal acordo já foi alcançado com a China. Os Bancos Centrais de ambos os países assinaram um acordo que possibilita comércio bilateral em rublos e yuanes, assim como em moedas livremente convertíveis.
Leia mais: br.sputniknews.com
- Encerrada a 33ª Exposição de Artistas Estrangeiros em Nagoia - 5 de novembro de 2018 4:21 pm
- Editorial: Bolsonaro e a quebra de paradigmas - 29 de outubro de 2018 2:40 pm
- Resultado é comemorado com festa e fogos em frente à casa de Bolsonaro - 29 de outubro de 2018 2:04 pm




















