Queda nos mercados de ações asiáticos. As bolsas da Ásia continuaram a cair nesta terça-feira, mas a queda foi menos grave do que os analistas temiam após a dramática liquidação mundial de segunda-feira.
O índice Japão Nikkei 225, do Japão, foi a mais atingida na região, com uma queda de 3%, para 17,970.32 pontos.
A queda veio após as perdas recordes no Shanghai Composite da China e quedas acentuadas na Europa e os EUA na segunda-feira.
Temores em curso sobre a saúde da economia chinesa têm impulsionado as quedas.
Na abertura das bolsas na terça-feira comércio de manhã o índice Kospi da Coréia do Sul baixou 0,5% para 1,821.49 pontos enquanto na Austrália, o índice S&P ASX /200 caiu 0,8% para 5,001.90 pontos.
Os investidores estão preocupados de que as empresas e os países que contam com alta demanda da China – a segunda maior economia do mundo e o segundo maior importador de mercadorias e serviços comerciais – serão afetadas.
O banco central da China desvalorizou a moeda do país, o yuan, há duas semanas, levantando novas preocupações de que uma desaceleração na economia do país foi pior do que inicialmente temida.
As negociações de Wall Street, índice Dow Jones caiu 6% durante a noite, em seguida, quase recuperou suas perdas antes de fechar com baixa de 3,6%.
Mais cedo, o índice de Londres FTSE 100 fechou com baixa de 4,6%, 5,898.87 pontos, com os principais mercados na França e na Alemanha em queda de 5,5% e 4,96%, respectivamente.
Os investidores estão agora olhando para Pequim, e intervir de alguma forma para estabilizar os mercados.
“A Ásia é a epicentro” da atual crise de liquidação, segundo Chris Weston, estrategista-chefe de mercado da empresa IG.
“A China precisa convencer o mercado interno e o mundo que sua economia é capaz de lidar com outras saídas e que a sua desaceleração está sob controle”, explicou.
A mais recente intervenção de Pequim no fim de semana, permitindo que o seu principal fundo de pensão estatal investir no mercado de ações, até agora não conseguiu tranquilizar os investidores.
- Japão registra julho mais quente desde 1898 - 2 de agosto de 2025 6:15 am
- Ucrânia aprova lei que garante independência anticorrupção - 2 de agosto de 2025 5:14 am
- LATAM LA603 retorna a LAX (Los Angeles) após suspeita de falha técnica - 2 de agosto de 2025 4:59 am