28 C
Kóka
sábado, 2 agosto, 2025 9:59: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Nepal: edifícios incendiados depois de confronto da comunidade Tharu contra nova constituição

Nepal: edifícios incendiados depois de confronto da comunidade Tharu contra nova constituição. Moradores de uma cidade no noroeste do Nepal desafiaram o toque de recolher imposto pelo governo após confrontos mortais, incendiando casas e vandalizar edifícios, segundo a polícia.

Muitos dos ataques foram dirigidos contra a comunidade étnica Tharu em Tikapur, a quem eles culpam pela violência na segunda-feira em que sete policiais e uma criança morreram.

Manifestantes Tharu tinha ido a um comício exigindo mais direitos sob uma nova constituição, quando os confrontos começaram.

Um homem, 18 anos, morreu no sul depois que a polícia atirou em um protesto similar.

Nesse incidente, os policiais usaram gás lacrimogênio e disparou tiros de advertência para o ar, na terça-feira quando manifestantes da etnia Madhesi  tinham entrado na cidade de Gaur, nas planícies do sul de Rautahat, onde tais manifestações haviam sido proibidos, segundo Madan Bhujel, dirigente distrital chefe.

Grupos étnicos minoritários vêm fazendo demonstrações em todo o Nepal, dizendo que a nova Constituição, que iria dividir o país em sete estados federais, iria discriminá-los e dar-lhes autonomia insuficiente.

Implementação militar

Em Tikapur cidade, no noroeste do distrito de Kailali, manifestantes atacaram uma estação de rádio e uma hospedaria, disse o chefe da polícia regional Ram Kumar Khanal.

A multidão enfurecida também vandalizou a casa de um parlamentar pertencente ao grupo étnico Tharu, disse o vice-inspetor-geral.

A polícia disparou tiros de advertência mais de uma dúzia de vezes para dispersar a multidão, acrescentou.

Na capital, Kathmandu, centenas de pessoas compareceram ao funeral de Laxman Neupane, o policial mais graduado a perder a vida na segunda-feira em Tikapur.

Os manifestantes étnicos Tharu tinham cercado os oficiais, atacando-os com lanças e machados e queimaram uma pessoa viva, disseram autoridades.

De acordo com a agência de notícias Associated Press, muitos dos manifestantes fugiram para as aldeias na selva e nas proximidades do distrito de Kailali após os confrontos.

O pessoal de segurança, incluindo o exército, foram mobilizados para Tikapur, que fica a cerca de 400 km (250 milhas) ao noroeste de Katmandu, em uma tentativa de acalmar a situação.

Enquanto isso, quatro dos principais partidos do Nepal se reuniram e disseram que vão manter conversações com grupos insatisfeitos para resolver suas demandas políticas.

Fonte: bbc.com

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
Sourcebbc.com

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img