Japão – USA, aliança de segurança não é justa, diz Donald Trump. A aliança Japão-EUA, que obriga os Estados Unidos a proteger o Japão é injusto, disse o candidato republicano à presidência dos EUA, Donald Trump.
“Se o Japão for atacado, nós temos que ir imediatamente em seu auxílio”, disse Trump, e “se formos atacados, o Japão não tem que nos ajudar.”
“Isso é justo?”, Disse ele em uma reunião em Iowa na terça-feira à noite.
O magnata do mercado imobiliário fez muitas observações duras sobre outros países. Uma das razões de Trump continuar a ser um dos favoritos para a nomeação presidencial republicana para eleição presidencial de 2016 é o aparente apoio de conservadores que concordam com suas opiniões de linha dura.
Criticar países estrangeiros é uma das características dos discursos de Trump. Quando ele anunciou sua candidatura em junho, referiu-se a mexicanos ilegais como estupradores.
Japão e China estão entre seus outros alvos. Como empresário, Trump aponta para déficits comerciais dos EUA com esses países.
Trump disse que os Estados Unidos, ao contrário da China e do Japão, não tem postos de trabalho, acrescentando: “Vamos trazer de volta os empregos da China. Vamos trazer de volta os empregos do Japão “.
Quando Trump perguntou: “Quem você preferem que negocie com a China, com o Irã, com qualquer um:? Jeb (Bush), Hillary (Clinton) ou Trump?. “Trump”, o público gritou.
Em seu discurso no Alabama na sexta-feira, Trump disse que o primeiro-ministro Shinzo Abe é “muito inteligente” e que o embaixador dos EUA para o Japão Caroline Kennedy tinha sido “jantada” por Abe.
“Ela vai fazer qualquer coisa que eles (Japão) quiserem. Qualquer coisa”, disse Trump, criticando a postura de negociação em relação ao Japão pela administração do presidente dos EUA, Barack Obama.
Apesar dessas observações, alguns se preocupam com o seu impacto negativo sobre as relações Japão-EUA, uma vez que se acredita que a recente popularidade de Trump acabará por desaparecer.
Sem sinais imediatos que o impulso de Trump irá arrefecer, sua postura linha-dura com relação ao Japão pode tornar-se uma fonte de preocupação, dependendo do curso da corrida presidencial norte-americana.
Fonte The Japan Times
- “Monstros de neve” atraem turistas às montanhas de Zao - 14 de fevereiro de 2026 12:13 am
- Ucraniano é banido dos Jogos Olímpicos de Inverso por usar capacete com fotos de atletas mortos pela invasão russa e decisão do IOC gera revolta - 13 de fevereiro de 2026 9:56 pm
- Japão conquista dois bronzes no esqui e snowboard nos Jogos de Inverno na Itália - 13 de fevereiro de 2026 9:03 pm




















