Japão – USA, aliança de segurança não é justa, diz Donald Trump

0

Japão – USA, aliança de segurança não é justa, diz Donald Trump. A aliança Japão-EUA, que obriga os Estados Unidos a proteger o Japão é injusto, disse o candidato republicano à presidência dos EUA, Donald Trump.

“Se o Japão for atacado, nós temos que ir imediatamente em seu auxílio”, disse Trump, e “se formos atacados, o Japão não tem que nos ajudar.”

“Isso é justo?”, Disse ele em uma reunião em Iowa na terça-feira à noite.

O magnata do mercado imobiliário fez muitas observações duras sobre outros países. Uma das razões de Trump continuar a ser um dos favoritos para a nomeação presidencial republicana para eleição presidencial de 2016 é o aparente apoio de conservadores que concordam com suas opiniões de linha dura.

Criticar países estrangeiros é uma das características dos discursos de Trump. Quando ele anunciou sua candidatura em junho, referiu-se a mexicanos ilegais como estupradores.

Japão e China estão entre seus outros alvos. Como empresário, Trump aponta para déficits comerciais dos EUA com esses países.

Trump disse que os Estados Unidos, ao contrário da China e do Japão, não tem postos de trabalho, acrescentando: “Vamos trazer de volta os empregos da China. Vamos trazer de volta os empregos do Japão “.

Quando Trump perguntou: “Quem você preferem que negocie com a China, com o Irã, com qualquer um:? Jeb (Bush), Hillary (Clinton) ou Trump?. “Trump”, o público gritou.

Em seu discurso no Alabama na sexta-feira, Trump disse que o primeiro-ministro Shinzo Abe é “muito inteligente” e que o embaixador dos EUA para o Japão Caroline Kennedy tinha sido “jantada” por Abe.

“Ela vai fazer qualquer coisa que eles (Japão) quiserem. Qualquer coisa”, disse Trump, criticando a postura de negociação em relação ao Japão pela administração do presidente dos EUA, Barack Obama.

Apesar dessas observações, alguns se preocupam com o seu impacto negativo sobre as relações Japão-EUA, uma vez que se acredita que a recente popularidade de Trump acabará por desaparecer.

Sem sinais imediatos que o impulso de Trump irá arrefecer, sua postura linha-dura com relação ao Japão pode tornar-se uma fonte de preocupação, dependendo do curso da corrida presidencial norte-americana.

Fonte The Japan Times

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.