China: mercado em queda, ações fecham em baixa apesar de corte na taxa de empréstimos

0

China: mercado em queda, ações fecham em baixa apesar de corte na taxa de empréstimos. As ações chinesas fecharam em baixa, apesar do recente corte na taxa pelo banco central.

O índice Shanghai Composite caiu 1,27%, para 2,927.29, com repercussões negativas dentro e fora do país. O mesmo já havia caído cerca de 16% esta semana, abalando os mercados globais.

Na terça-feira, o banco central da China cortou sua taxa básica de empréstimo em 0,25 pontos percentuais, para 4,6%, em uma tentativa de acalmar os mercados de ações após a turbulência dos últimos dias.

As dramáticas perdas e a volatilidade no mercado chinês abalou a confiança dos investidores e levaram a quedas acentuadas na Ásia e nos EUA ao longo dos últimos dias.

Os mercados europeus caíram cerca de 0,4% na hora do almoço, depois da mobilização de terça-feira.

O corte da taxa de juros foi o quinto feito pelo Banco Popular da China desde novembro do ano passado.

Um corte da taxa irá torná-lo mais barato para os bancos para tomarem empréstimos do banco central e, por sua vez tornar mais fácil para as empresas e pessoas físicas tomarem dinheiro emprestado destes bancos.

A correspondente da BBC em Pequim, Celia Hatton, explica que a medida visa um efeito a longo prazo sobre o crescimento da economia chinesa, em vez de ter um impacto imediato sobre os investidores.

“Eles já disseram que não vão intervir no dia-a-dia do mercado de ações, mas estão centrando as atenções para o crescimento real da economia a longo prazo..”

“Eles esperam que isto convencerá os investidores de que a economia chinesa pode estar desacelerando, mas não está em queda livre, e que essa vontade ao longo do tempo convencerá os investidores e estabilizará o mercado”, disse a correspondente da BBC.

O índice Hang Seng de Hong Kong seguiu o exemplo de Xangai a maior parte do dia, fechando 1,5% menor em 21,080.39 pontos.

Dado o papel central da China no comércio mundial, uma desaceleração na segunda maior economia do mundo poderá, provavelmente, afetar todo o globo.

Fonte: bbc.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.