As tropas da União Africana (UA) e do Exército Nacional da Somália lançaram uma ofensiva militar contra o Al-Shabaad, grupo islâmico ligado à Al-Qaeda no sul da Somália, segundo noticiou a Missão da UA no país (AMISOM) em comunicado neste domingo (19).
No final de junho, militantes do Al-Shabaab atacaram uma base das forças de paz da UA no sul da capital da Somália, Mogadíscio, onde um carro-bomba foi detonado e matou pelo menos 30 pessoas.
“Esta operação visa a limpar as principais rotas de abastecimento para facilitar a entrega de ajuda humanitária à população e a expulsar o Al-Shabaab de todas as áreas, garantindo total controle por parte do Governo Federal da Somália”, afirmou o vice-comandante da AMISOM, major-general Mohammedesha Zeyinu, citado no comunicado.
Segundo o documento, a ofensiva de codinome Operação Corredor Jubba começou na sexta-feira (17), na sequência de outras operações bem-sucedidas que têm conseguido expulsar os extremistas da maior parte das regiões do país nos últimos meses.
O grupo terrorista, que prometeu lealdade à Al-Qaeda em 2012, tem orquestrado ataques na Somália na tentativa de derrubar o governo do país e fazer cumprir a estrita lei islâmica da Sharia em todo o território nacional.
Os jihadistas do Al-Shabaab também costumam conduzir atentados suicidas no Quênia, país que faz fronteira com a Somália e integra as forças da UA.
- Encerrada a 33ª Exposição de Artistas Estrangeiros em Nagoia - 5 de novembro de 2018 4:21 pm
- Editorial: Bolsonaro e a quebra de paradigmas - 29 de outubro de 2018 2:40 pm
- Resultado é comemorado com festa e fogos em frente à casa de Bolsonaro - 29 de outubro de 2018 2:04 pm