Naufrágio nas Filipinas: proprietário do Kim Nirvana será acusado de assassinato. A polícia das Filipinas apresenta acusação de assassinato contra o proprietário e tripulação do barco que naufragou nas costas de Leyte, matando pelo menos 56 pessoas.
O barco Kim Nirvana estava transportando 173 pessoas, quando naufragou em águas agitadas ao lado do porto de Ormoc na quinta-feira.
Erro humano e superlotação estão sendo investigados como possíveis causas.
Mas relatos dizem que o dono do barco nega a sobrecarregado, enquanto o capitão disse que o navio naufragou porque foi atingido por grandes ondas ao manobrar.
Um total de 19 pessoas foram acusadas, incluindo o proprietário Joge Bong Zarco e Capitão Warren Oliviero, disse o oficial da polícia local Asher Dolina à agência de notícias AFP.
“Eles não tiveram o cuidado, mostrando que houve intenção de matar. Eles foram imprudente propositadamente”, disse ele.
Ele disse que uma investigação inicial mostrou que o barco afundou quando estava fazendo uma curva abrupta.
Assassinato é punível com até 40 anos de prisão nas Filipinas.
O barco estava indo para as ilhas centrais de Camotes, na província de Cebu, ao sudoeste de Leyte, de acordo com relatos da mídia local.
A população das Filipinas conta com serviços de ferry-boat para chegar as suas milhares de ilhas, mas os navios são muitas vezes mal conservados, levando a dezenas de mortes no mar todos os anos.
Fonte: AFP
- Ataque russo com drones mata crianças na Ucrânia - 30 de abril de 2025 12:22 pm
- Japão e Coreia do Sul querem fechar acordos com EUA - 30 de abril de 2025 10:38 am
- Trump suaviza impacto de tarifas para montadoras - 30 de abril de 2025 10:29 am