Marinheiros japoneses imaginavam que encontrariam “mais calor e menos lixo”. Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Objetivo é propagar o espírito da voluntariedade e traços da cultura nipônica
Numa ação que pegou de surpresa até o próprio Metrorec, o pátio da Estação Central do Recife foi tomado, na quinta, por tripulantes da esquadra da marinha japonesa que permanece na capital pernambucana até esta sexta, quando segue para o Rio de Janeiro. Com o objetivo de propagar o espírito da voluntariedade e traços da cultura nipônica, os marinheiros realizaram um mutirão de limpeza do local. Gesto que foi acompanhado com admiração e respeito por quem passava por ali.
Não foi a primeira vez que o costume chamou a atenção dos pernambucanos. Ano passado, depois da derrota do Japão por 2 a 1 para a Costa do Marfim, na estreia das seleções na Copa do Mundo, a torcida oriental deu um belo exemplo de civilidade ao recolher em sacos o lixo produzido na arquibancada durante a partida. A repercussão positiva pesou na hora de definir a ação de ontem, como contou a cônsul Hitomi Sekiguchi. “Durante a Copa, muita gente falou bem desse comportamento dos japoneses e por isso escolhemos um lugar movimentado para esta ação.”
Como não poderia deixar de ser, a movimentação chamou a atenção dos usuários da Estação Central. No ir e vir, era comum ouvir expressões como “isso é uma vergonha para o Brasil” – o que valeu uma ressalva do secretário do Departamento de Diplomacia Pública da Embaixada do Japão no Brasil, Rei Oiwa. “Não queremos dizer que a cidade é suja. Apenas, ressaltar a importância que damos à manutenção dos espaços públicos pela população que os utiliza”, explicou. “Nos Estados Unidos, fizemos algo semelhante em um cemitério de militares veteranos e a repercussão foi muito positiva”, acrescentou.
Diário de Pernanbuco
- Encerrada a 33ª Exposição de Artistas Estrangeiros em Nagoia - 5 de novembro de 2018 4:21 pm
- Editorial: Bolsonaro e a quebra de paradigmas - 29 de outubro de 2018 2:40 pm
- Resultado é comemorado com festa e fogos em frente à casa de Bolsonaro - 29 de outubro de 2018 2:04 pm
















