11 C
Kóka
sexta-feira, 24 outubro, 2025 10:04: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Japão preocupado com ilhas artificiais construídas pela China

spot_img

imagem: US Navy

Tóquio pede o fim da construção de uma ilha no Mar da China Oriental, alegando que esta poderia ser utilizada para fins militares.

Tóquio está preocupada com a criação de ilhas artificiais por Pequim e pediu o fim da construção de uma ilha no Mar da China Oriental, alegando que esta poderia ser utilizada para fins militares, segundo o Livro Branco da Defesa japonesa.

O texto, aprovado hoje pelo gabinete do primeiro-ministro Shinzo Abe, assegura que Tóquio confirmou a construção desta plataforma, a qual estaria a ser levada a cabo desde 2013 numa zona onde existem outros “ilhotes” artificiais destinados a campos de gás natural.

O documento não precisa a localização do novo recife artificial, mas garante que está situado numa zona intermédia entre a costa chinesas e as disputadas ilhas Senkaku (Diaoyu em chinês), administradas por Tóquio, mas reclamadas por Pequim.

O Livro Branco nipónico também sublinha que o orçamento militar chinês “continua a aumentar rapidamente” e multiplicou-se 3,6 vezes desde a última década.

Agência Lusa

Últimos posts por Anderson Yoshihara (exibir todos)

Artigos relacionados

[td_block_14 limit="4" category_id="1204" custom_title="ÁSIA" header_color="#dd3333" block_template_id="td_block_template_8" border_color="#dd3333"]
spot_imgspot_img