Os iranianos saíram na terça-feira (14) à noite às ruas em Teerã para celebrar o acordo sobre o programa nuclear concluído algumas horas antes em Viena entre o seu país e as grandes potências mundiais.
Pouco depois do fim do jejum do Ramadã, centenas de pessoas foram para uma das principais avenidas da capital iraniana e fizeram um buzinaço.
O líder supremo da República Islâmica do Irã, aiatolá Ali Khamenei, saudou “os honestos e duros esforços” dos negociadores iranianos por terem conseguido chegar a um acordo com as potências do “sexteto” (Estados Unidos, Rússia, China, Reino Unido, França a Alemanha).
A mensagem do aiatolá, sua primeira reação ao acordo, foi divulgada na sua conta da rede social Twitter, após um encontro com o presidente Hassan Rohani e o seu governo.
O presidente Rohani saudou o apoio do aiatolá, ressaltando que, sem Khamenei, o acordo sobre o programa nuclear do Irã não teria sido possível.
O acordo fechado em Viena nesta terça-feira torna quase impossível a construção por Teerã de uma bomba atômica durante vários anos. Ele prevê a suspensão, progressiva e reversível, a partir do primeiro semestre de 2016, das sanções internacionais que há vários anos atingem a economia iraniana, informou Agência Brasil.
- Encerrada a 33ª Exposição de Artistas Estrangeiros em Nagoia - 5 de novembro de 2018 4:21 pm
- Editorial: Bolsonaro e a quebra de paradigmas - 29 de outubro de 2018 2:40 pm
- Resultado é comemorado com festa e fogos em frente à casa de Bolsonaro - 29 de outubro de 2018 2:04 pm