2.5 C
Kōnan
terça-feira, 18 de janeiro de 2022

EUA superam a Espanha em número de hispanohablantes

Últimas Estatísticas do Coronavírus no Japão

Os Estados Unidos já têm mais falantes da língua espanhola do que a própria Espanha, ficando atrás apenas do México, que tem a maior população de hispanohablantes do mundo.

Segundo um levantamento realizado pelo Instituto Cervantes, há hoje cerca de 41 milhões de falantes nativos do espanhol nos EUA, e outros 11,6 milhões de bilíngues — em geral, filhos de imigrantes. Somados, esses números são superiores aos 48 milhões da Colômbia e aos 46 milhões da Espanha.

Por enquanto, o México continua liderando com sobras o ranking, com mais de 121 milhões de falantes. Mas, de acordo com projeções oficiais, os Estados Unidos poderão ter 138 milhões de hispanohablantes até 2050, ultrapassando, talvez, o México.

Como já era imaginado, a pesquisa do Instituto Cervantes também mostrou que a região sudoeste dos EUA, perto da fronteira mexicana, é a que concentra a maior quantidade de pessoas que falam espanhol. Em relação aos estados, o Novo México aparece na primeira posição (47% de falantes na população), seguido por Califórnia (38%), Texas (38%) e Arizona (36%). A Virgínia Ocidental é o que tem a menor concentração, com apenas 1,3% de sua população falando a língua.

Globalmente, o relatório estima que 6,7% da população mundial seja formada por falantes de espanhol. Em números totais, seriam aproximadamente 559 milhões de pessoas, sendo que, destas, 470 milhões seriam nativos da língua.

br.sputniknews.com

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img
Translate »