A Justiça Federal da Suíça informou nesta quinta-feira (2) que os EUA pediram a extradição do ex-presidente da CBF, José Maria Marin, e de mais seis dirigentes da FIFA presos em Zurique às vésperas das eleições para a entidade mundial acusados de uma série de casos de corrupção no futebol.
Em poucas semanas, a Justiça suíça deverá decidir se aceita ou não os pedidos de extradição. Os sete estão presos por força de mandados de prisão expedidos pela justiça norte-americana. Eles fazem parte de um grupo de 14 dirigentes esportivos acusados de receberem propinas de mais de US$ 150 milhões nos últimos 24 anos.
A investigação do FBI é paralela a uma outra da polícia suíça. Os procuradores norte-americanos apuram, segundo eles, um complexo esquema de lavagem de dinheiro, milhões de dólares em rendas não tributadas e dezenas de milhões em contas no exterior.
Marin, de 83 anos, deverá ser convocado pela Justiça suíça para dar a sua versão sobre os crimes pelos quais é acusado. Posteriormente, os advogados do ex-presidente da CBF terão 14 dias para contestar a extradição, tempo que poderá ser prorrogado por igual período. Caso seja enviado para os EUA, ele poderá pegar uma pena de até 20 anos de prisão.
- Encerrada a 33ª Exposição de Artistas Estrangeiros em Nagoia - 5 de novembro de 2018 4:21 pm
- Editorial: Bolsonaro e a quebra de paradigmas - 29 de outubro de 2018 2:40 pm
- Resultado é comemorado com festa e fogos em frente à casa de Bolsonaro - 29 de outubro de 2018 2:04 pm