2.5 C
Kōnan
terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Catedral Metropolitana de São Paulo

Últimas Estatísticas do Coronavírus no Japão

Foto: Marcos Santos/ USP Imagens

São Paulo- SP, Brasil- Catedral Metropolitana de São Paulo ou Catedral da Sé, localiza-se na Praça da Sé, no centro da cidade de São Paulo.

O gótico surgiu na França no século XII colocando fim a escuridão da época medieval.

A igreja surge como símbolo de emancipação do povo do poderio feudal. Além do papel religioso, passa também a centralizar todas as atividades comunitárias.

É o fim das pinturas e esculturas tenebrosas que retratam o pânico do Apocalipse pregado pela era medieval. As igrejas surgem então imponentes e iluminadas, induzindo os fiéis a olharem para o alto. Lembram a grandiosidade de Deus, com suas altas torres, que se erguem como que para alcançá-lo e suas grandes janelas com vitrais que deixam a luz entrar em múltiplas cores representando a presença divina.

A arquitetura das igrejas surge embasada em um forte simbolismo teológico que identifica as paredes como base espiritual da Igreja, os pilares como representações de santos e os arcos como sendo caminhos para Deus.

Há críticas quanto a pureza do estilo, prejudicada, dizem, pela inserção da cúpula que lhe confere o título de eclética.
Largo da Sé em 1822

CONSTRUÇÃO

No ano de 1588, os moradores da pequena vila de São Paulo do Campo disputavam com os jesuítas a permissão do poder real para construir uma Igreja Matriz.

A permissão só veio em 1591 e a construção iniciou-se em 1598 e foi finalizada em 1612.

Com a transformação de vila em cidade em 1740, a Capitania de São Paulo tornou-se a sede Episcopal e com isso a matriz teve o seu verdadeiro valor. Contudo a Igreja estava bastante destruída pela passagem do tempo e foi demolida para o início da construção do templo que temos atualmente.

A catedral gótica projetada pelo professor da Escola Politécnica, Maximilian Hehl tem 111m de comprimento, 46m de largura e 65m de altura (exceto as torres). Foi construída para ser o espelho da fartura de nossos recursos materiais e uma escola de arte.

A praça após a demolição da antiga catedral

O início de sua construção se deu em 1912 pelo então Arcebispo Dom Duarte Leopoldo e Silva. Foi inaugurada em 1954 porDom Carlos Carmelo de Vasconcellos Motta no aniversário do 4º centenário da cidade. O atraso foi conseqüência da falta de dinheiro e da ocorrência de duas Grandes Guerras que atrapalharam as importações dos materiais de construção.

Dom Duarte Leopoldo e Silva, primeiro Arcebispo de São Paulo

A Catedral sonhada pelo Arcebispo D. Duarte Leopoldo e Silva é hoje o que um dia ele mesmo desejou: “uma escola de arte e um estímulo a pensamentos mais nobres e elevados (…) uma Catedral opulenta que, testemunhando a fartura dos nossos recursos materiais, seja também um hino de ação de graças a Deus Nosso Senhor…

Se
2010_11_04-centro-priscillavilario-628
cripta-catedral-se
cat_da_se6
cat_da_se9
cat_da_secatedraldase.org.br/Wikipedia

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img
Translate »