O Brasil está se unindo a Peru, Bolívia e Equador para combater a entrada ilegal de haitianos no país. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, reuniu-se nos últimos dias com autoridades daquelas três nações para buscar soluções de combate a organizações criminosas que exploram a entrada irregular de haitianos no Brasil.
O movimento de entrada de haitianos no Brasil aconteceu de forma mais constante após um terremoto que devastou aquele país caribenho em 2010, matando cerca de 300 mil pessoas. A maior parte dos haitianos chega ao Brasil pela cidade de Brasileia, no Acre. Apenas nos primeiro cinco meses de 2015 foi registrada a entrada de mais de 7 mil pessoas.
De acordo com José Eduardo Cardozo, para que os haitianos venham para o país de maneira legal, o Governo estuda uma forma de ampliar a expedição de vistos no Haiti. “Nós queremos combater as organizações criminosas, mas permitir que aqueles que queiram vir ao Brasil venham de maneira legal. Para isso, nós vamos ampliar a expedição de vistos em Porto Príncipe, no Haiti, e discutir medidas policiais e de controle migratório legalizado entre esses países.”
O ministro da Justiça informou ainda que nos próximos dias será realizada uma reunião técnica para decidir quais vão ser as medidas de comum acordo a serem tomadas, para em seguida ser feito um encontro entre ministros dos quatro países para haver a decisão final sobre o assunto. “Nós decidimos fazer primeiramente uma reunião técnica, e, após a reunião técnica – em que serão discutidas as medidas de comum acordo a ser tomadas –, nós vamos fazer uma reunião de ministros para que, politicamente, possamos então bater o martelo.”
O aumento cada vez maior da imigração de haitianos com o objetivo de buscar melhores condições de vida no Brasil preocupa as autoridades do Acre. O Governo do Estado já informou que não tem mais capacidade de receber os haitianos, e o mesmo aconteceu na cidade de São Paulo, outro local mais procurado pelos imigrantes.
Segundo o Ministério da Justiça, atualmente o Brasil emite mais de 100 vistos por mês para cidadãos do Haiti.
br.sputniknews.com
- Encerrada a 33ª Exposição de Artistas Estrangeiros em Nagoia - 5 de novembro de 2018 4:21 pm
- Editorial: Bolsonaro e a quebra de paradigmas - 29 de outubro de 2018 2:40 pm
- Resultado é comemorado com festa e fogos em frente à casa de Bolsonaro - 29 de outubro de 2018 2:04 pm