Policia da Malásia encontra 139 sepulturas suspeitas de serem de migrantes. O chefe de polícia da Malásia disse na segunda-feira que foram encontradas 139 sepulturas perto da fronteira com a Tailândia, e acredita-se que contenha restos mortais de imigrantes, alguns covas continham mais de um corpo.
Os túmulos foram encontrados em 28 campos de suspeitos de tráfico de pessoas a cerca de 500 metros da fronteira no norte da Malásia, disse o Inspetor Geral da Polícia Khalid Abu Bakar.
“Na operação que realizamos de 11 maio a 23 maio descobrimos 139 sepulturas,” disse a repórteres.
Ele acrescentou que um dos locais fica a cerca de 100 metros de uma vala comum descoberta na Tailândia no início deste mês.
“A primeira equipe dos nosso operativos chegou na área esta manhã para exumar os corpos”, disse Khalid. O Ministro do Bem Estar da Malásia Ahmad Zahid Hamidi disse que os oficiais, domingo, foram determinar se as sepulturas eram de vítimas de tráfico humano.
Pelo menos 26 corpos foram exumados da vala comum na Tailândia, que foi descoberta no início deste mês. Era perto de um campo com suspeita de ligações com o tráfico humano.
O Sudeste Asiático está passando por uma crise humanitária que envolve milhares de pessoas traficadas a partir de Myanmar e Bangladesh para a Malásia e Indonésia através da Tailândia.
Mais de 3.000 imigrantes, a maioria deles de Mianmar e Bangladesh, desembarcaram na Malásia e na Indonésia este mês depois de uma operação contra o tráfico humano da Tailândia.
A repressão Thai parece ter interrompido as rotas de contrabando e teve como efeito a mudança de rota para o mar, onde muitos migrantes encontravam-se à deriva, no que as Nações Unidas descreveram como “caixões flutuantes”.
Fonte: SBS
- Trump suspende sanções à Síria em medida histórica - 2 de julho de 2025 6:01 am
- Japão aprova plano para reduzir impacto do megaterremoto Nankai - 2 de julho de 2025 5:45 am
- Terremoto de M5 atinge ilhas Toshima - 2 de julho de 2025 5:27 am