Orientações sobre o ENCCEJA Japão 2015

0

O Encceja para brasileiros residentes no Exterior é um exame de certificação no nível de conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, ofertado aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir os seus estudos na idade apropriada.

A oferta do Encceja Exterior insere-se na política governamental para as comunidades brasileiras no Exterior, especificamente, nos termos do inciso IV do art. 1º do Decreto nº 7.214, de 15 de junho de 2010, alterado pelo Decreto nº 7.987, de 17 de abril de 2013. As provas são elaboradas e aplicadas em Língua Portuguesa, devendo os participantes demonstrar domínio da norma culta, fazendo uso das linguagens matemática, artística e científica.

O ENCCEJA 2015 para brasileiros residentes no Exterior será realizado nas cidades de Ota, Hamamatsu e Nagoia, no Japão; de Lisboa, em Portugal; de Bruxelas, na Bélgica; de Caiena, na Guiana Francesa; de Boston, nos Estados Unidos; de Madrid, na Espanha; de Londres, no Reino Unido; e de Genebra, na Suíça. A aplicação nestas cidades será realizada pelas representações diplomáticas do Brasil nesses locais, sob a orientação do INEP.

No Japão essas são as orientações e horários:

A entrada dos participantes será autorizada às 7h na parte da manhã e às 13 h na parte da tarde.

Os participantes deverão portar documento de identificação original com foto e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.

O participante impossibilitado de apresentar documento de identificação original com foto no dia de realização das provas por motivo de extravio, perda, furto ou roubo poderá realizar a prova, desde que:

• Apresente o Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial e emitido há, no máximo, 90 (noventa) dias da data de realização das provas;

Fechamento dos portões

Os portões dos locais de provas serão fechados exatamente às 8h no período da manhã e às 14h no período da tarde, não sendo permitida, a partir de então, a entrada de qualquer participante.

As respostas das provas objetivas e o texto da redação do participante deverão ser transcritos, com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, nos respectivos Cartões-Respostas e Folha de Redação, e entregues ao término do Exame;

• Nenhum participante poderá deixar o local de provas antes de decorrida 1 (uma) hora de seu início;

Em hipótese alguma os participantes poderão levar os Cadernos de Questões.

EDITAL

11 – DAS OBRIGAÇÕES DO PARTICIPANTE

11.1 São obrigações do PARTICIPANTE do ENCCEJA 2015 para brasileiros residentes no exterior na edição regulamentada por este Edital:

11.1.1 Certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para a participação regidos pelo presente Edital.

11.1.2 Certificar-se de todas as informações e regras constantes deste Edital e das demais orientações que estarão disponíveis na página do INEP, no endereço eletrônicohttp://portal.inep.gov.br/web/encceja/encceja .

11.1.3 Cumprir rigorosamente os procedimentos de inscrição estabelecidos neste Edital.

11.1.4 Manter a guarda da senha, pois é indispensável para o acompanhamento da inscrição e para a obtenção dos resultados individuais via Internet.

11.1.4.1 A senha de acesso ao sistema é pessoal, intransferível e de inteira responsabilidade do PARTICIPANTE.

11.1.5 Certificar-se, com antecedência, no sistema de acompanhamento da inscrição no endereço eletrônico http://sistemasencceja2.inep.gov.br/exterior/ , se sua inscrição foi confirmada e o local de provas para o qual foi designado.

11.1.6 Comparecer, no dia da prova, ao local de realização do Exame indicado no cartão de confirmação, uma hora antes da realização das provas, de acordo com o horário oficial local de cada país, conforme definido no item 7 deste Edital.

11.1.7 Não portar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos, tais como: máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods®, gravadores, pen drive, mp3 ou similar, relógio, alarmes de qualquer espécie ou qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens durante a realização das provas.

11.1.8 Não utilizar óculos escuros e artigos de chapelaria, tais como: boné, chapéu, viseira e gorro durante a realização das provas.

11.1.9 Não portar armas de qualquer espécie, mesmo com documento de porte de armas.

11.1.10 Iniciar as provas somente após a leitura das instruções contidas na capa do Caderno de Questões, no Cartão-Resposta e na Folha de Redação, observada a autorização do aplicador.

11.1.11 Antes de iniciar as provas, verificar se o seu Caderno de Questões:

11.1.11.1 Contém a quantidade de questões indicadas no seu Cartão-Resposta.

11.1.11.2 Contém qualquer defeito gráfico que impossibilite a resposta às questões.

11.1.12 Ler e conferir todas as informações registradas no Caderno de Questões, no Cartão-Resposta, na Folha de Redação, na Lista de Presença e nos demais documentos do Exame.

11.1.13 Reportar exclusivamente ao aplicador da sua sala qualquer ocorrência em relação ao seu Caderno de Questões, CartãoResposta e Folha de Redação, para que sejam tomadas as providências cabíveis no momento da aplicação da prova.

11.1.14 Não realizar qualquer espécie de consulta ou comunicação com outro PARTICIPANTE durante a realização das provas, sob pena de eliminação do Exame.

11.1.15 Transcrever as respostas das provas objetivas e da redação, exclusivamente, nos respectivos Cartões-Resposta e Folha de Redação, de acordo com as instruções contidas nesses instrumentos.

11.1.16 Utilizar imprescindivelmente caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente, sob pena da impossibilidade de leitura óptica do Cartão-Resposta.

11.1.17 Não se ausentar, em definitivo, da sala de provas antes de decorridas uma hora do início das provas, sob pena de eliminação do dia do Exame.

11.1.18 Não levar o seu Caderno de Questões ao deixar a sala de provas.

11.2 O participante não poderá, em hipótese alguma, realizar o Exame fora dos espaços físicos, da data e dos horários definidos pelo Inep.

Outras informações sobre este ou exames anteriores, contate diretamente o Inep através do e-mail enccejaexterior@inep.gov.br .

Últimos posts por Anderson Yoshihara (exibir todos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.