Migrantes da Ásia, Indonésia começa operação de busca e resgate. A Indonésia começou com missões de busca e salvamento para os milhares de migrantes que estejam à deriva nas suas águas.
O país tinha sido, inicialmente, recusado os barcos, mas concordou em fornecer-lhes abrigo temporário.
Mais de 3.000 pessoas, a maioria de Bangladesh ou muçulmanos Rohingya de Myanmar, chegaram na Indonésia, Malásia e Tailândia nas últimas duas semanas.
O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu às nações do Sudeste asiático a fazerem mais para proteger os migrantes.
“É importante salvar vidas humanas. Quaisquer que sejam as razões para que eles estejam no mar, suas vidas estão em perigo”, disse Ban em um discurso no Vietnã.
A operação da Indonésia cobre suas águas territoriais e além, embora eles ainda não não tenham encontrado nenhum barco de migrantes.
“Se eles [as equipes de resgate] virem barcos Rohingya enfrentando problemas fora do nosso território, irão ajudar para que eles possam entrar no território indonésio, o que, inicialmente, eu não queria fazer”, disse o general Moeldoko, o chefe das Forças Armadas da Indonésia.
“Mas as ordem do presidente, foram muito claras e temos que fazer isso.”
Mianmar e Malásia lançaram operações similares na sexta-feira. A Tailândia disse apenas que iria parar de rejeitar barcos.
Myanmar (também conhecido como Birmânia) realizou seu primeiro salvamento, encontrando mais de 200 pessoas que descreveram como Bengalis, que estavam nos porões de um barco de pesca.
Autoridades disseram que os homens seriam deportados para Bangladesh, com o país insistindo cidadãos de Mianmar verificaram somente serão autorizados a permanecer.
Fonte: bbc
- Trump ameaça Japão com aumento de tarifas comerciais - 2 de julho de 2025 9:48 am
- Trump suspende sanções à Síria em medida histórica - 2 de julho de 2025 6:01 am
- Japão aprova plano para reduzir impacto do megaterremoto Nankai - 2 de julho de 2025 5:45 am