Atiradores matam 43 muçulmanos xiitas em ônibus no Paquistão. Pelo menos 43 pessoas foram mortas e 20 feridas em um ataque de atiradores a um ônibus que transportava muçulmanos xiitas ismaelitas na cidade paquistanesa de Karachi, segundo a polícia.
Um oficial da polícia disse que seis homens armados em motocicletas pararam o ônibus e dispararam indiscriminadamente contra os passageiros.
O primeiro-ministro Nawaz Sharif Muhammad condenou o ataque e ordenou uma investigação.
Um grupo dissidente do Taliban paquistanês chamado Jundullah disse que realizou o ataque.
Cerca de 60 pessoas estavam a bordo do ônibus quando ele foi parado na área de Safoora Goth de Karachi a caminho de um lugar de culto xiita, disse a polícia.
A violência gerada pelo Taliban e militantes sunitas contra muçulmanos xiitas no Paquistão nos últimos anos, os ismaelitas – que constituem uma pequena proporção dos xiitas – foram em grande parte poupada.
O correspondente da BBC no Paquistão, Shahzeb Jillani, disse que é um dos maiores, se não o maior ataque à comunidade Ismaili.
Ele descreve os Ismaili como educados, uma comunidade progressista e pacíficos.
Um porta-voz da Jundullah disse que realizaram o ataque porque consideram as vítimas “kafir” ou não-muçulmanos.
Ele ameaçou mais ataques nos próximos dias contra Ismailis, xiitas e cristãos.
Recentes ataques contra xiitas no Paquistão incluem:
– Em janeiro, um ataque a uma mesquita xiita na província meridional de Sindh matou 60 pessoas.
– Em fevereiro, 20 pessoas foram mortas em um ataque a uma mesquita xiita em Peshawar.
– Os atentados suicidas em duas igrejas em Lahore, em março, mataram 14 pessoas e feriram cerca de 80. Dias depois, uma bomba explodiu do lado de fora de uma mesquita em Karachi, após as orações de sexta-feira 12, ferindo uma minoria Bohra.
No Paquistão cerca de 20% dos muçulmanos são xiita e 70% sunitas. Os xiitas Ismaili são comuns entre outros Muçulmanos Xiitas e reverenciam Ali, o enteado do Profeta Maomé, mas eles também reverenciam o Imam Ismail, que morreu em 765 dC.
Fonte: The Telegraph
- Trump ameaça Japão com aumento de tarifas comerciais - 2 de julho de 2025 9:48 am
- Trump suspende sanções à Síria em medida histórica - 2 de julho de 2025 6:01 am
- Japão aprova plano para reduzir impacto do megaterremoto Nankai - 2 de julho de 2025 5:45 am