Aquários japoneses param de comprar golfinhos de Taiji. Os aquários japoneses votaram por parar a compra de golfinhos capturados durante a controvertida caça anual na cidade de Taiji.
Esta decisão veio depois que a WAZA (Associação Mundial de Aquários e Zoológicos) suspendeu o Japão como membro em função da “crueldade” na captura dos golfinhos.
Centenas de golfinhos piloto são cercados em uma baia e mortos para consumo ou vendidos para aquários.
A caça, onde os animais são mortos em águas rasas por lâminas, ganhou atenção global quando foi objeto do documentário, ganhador do Oscar, The Cove, em 2009.
A WAZA suspendeu o Japão em abril alegando que todos os membros são proibidos de usar métodos cruéis e não seletivos na captura de animais selvagens. Disseram, também, que as negociações com o Japão neste sentido haviam falhado.
A JAZA (Associação Japonesa de Zoológicos e Aquários), que possui 152 membros, disse na quarta-feira que a partir de agora “proibiria seus membros de adquirir golfinhos selvagens capturados em Taiji e não tomar parte na sua exportação e venda”
Mas o Presidente da associação, Kazutoshi Arai, disse em entrevista coletiva que a proibição não era uma crítica ao método de captura de Taiji “, nem da própria cultura baleeira. Ele disse a JAZA ainda acredita que a caça em Taiji não é “cruel”.
Ele credita a decisão da WAZA por “pressão de grupos internacionais de ativistas anti-caça à baleia”.
A iniciativa foi bem acolhida por esses grupos, muitos dos quais dizem que a caça é, em grande parte economicamente viável por causa do comércio com os aquários.
Grupo anti-caça à baleia Sea Shepherd disse que era “uma grande notícia para os golfinhos em Taiji”.
“Com a eliminação da demanda por golfinhos em aquários japoneses provindos de Taiji, é um enorme passo para afundar economicamente a caça de Taiji”, disse em um comunicado.
Sarah Lucas, diretora da Australia for Dolphins, disse que essa proibição marca “o começo do fim para a caça de golfinhos no Japão”.
Fonte: bbc
- Trump ameaça Japão com aumento de tarifas comerciais - 2 de julho de 2025 9:48 am
- Trump suspende sanções à Síria em medida histórica - 2 de julho de 2025 6:01 am
- Japão aprova plano para reduzir impacto do megaterremoto Nankai - 2 de julho de 2025 5:45 am