A China investirá 50 bilhões de dólares em infra-estrutura no Brasil. A China planeja investir até US $ 50 bilhões no Brasil para novos projetos de infra-estrutura.
O acordo deverá ser assinado pelos bancos de ambos os países durante a visita do primeiro-ministro chinês Li Keqiang ao Brasil na próxima semana.
O dinheiro irá para a construção de uma ligação ferroviária da costa atlântica do Brasil à costa do Pacífico do Peru para reduzir o custo das exportações para a China.
Ele diz que o fundo também financiará uma joint venture para produzir aço.
Hoje o Brasil exporta grande parte de seu minério de ferro para a China.
José Graça Lima, subsecretário de estado do Brasil responsável especial para a Ásia e Oceania, disse: “Vamos ter de esperar o fim da visita para trabalharmos em cima dos projetos”.
Bem como o projeto ferroviário gigante, o dinheiro deverá ser investido em peças de automóveis, energia, portos, energia hidrelétrica e ferrovias.
A economia do Brasil, tem sinalizado nos últimos cinco anos que está entre as que mais crescem no mundo.
O escândalo de corrupção da gigante petrolífera estatal Petrobras, que envolveu muitas figuras de alto escalão, também abalou a opinião pública.
O primeiro-ministro chinês também vai visitar a Colômbia, Peru e Chile.
Em janeiro o presidente chinês, Xi Jinping prometeu US $ 250 bilhões em investimentos para a América Latina ao longo de 10 anos.
Fonte: bbc
- Envio dos EUA à Groenlândia gera reação da Dinamarca - 24 de dezembro de 2025 3:58 am
- Zelenskyy diz ver avanço em diálogo com os EUA - 24 de dezembro de 2025 3:18 am
- Mãe tailandesa é deportada de Taiwan após caso de exploração sexual da filha menor - 24 de dezembro de 2025 3:13 am
















