20.4 C
Kóka
sexta-feira, 1 agosto, 2025 7:50: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Sete senadores da CCJ do Senado foram listados na Lava Jato

Dos 12 senadores que serão investigados no Supremo Tribunal Federal, a pedido do procurador-geral da República, por envolvimento no esquema de corrupção desmontado pela Operação Lava Jato, sete são titulares da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara Alta do Congresso.

São eles: Humberto Costa (PE) e Gleisi Hoffman (PR), do PT; Bendito de Lira (AL) e Ciro Nogueira (PI), do PP; Edison Lobão (MA) e Romero Jucá (RR), do PMDB; Antonio Anastasia (MG), do PSDB.

A CCJ do Senado tem 27 titulares e 27 suplentes, e é a comissão encarregada de sabatinar os indicados pelo presidente da República aos cargos de ministro do Supremo Tribunal Federal e de procurador-geral da República, antes de serem eles submetidos à aprovação pelo plenário.

Assim, sete investigados nos inquéritos decorrentes da Operação Lava Jato deverão aprovar ou não, no nível de comissão técnica do Senado, aquele que for indicado pela presidente Dilma Rousseff para ocupar a vaga aberta no STF, há sete meses, com a aposentadoria precoce de Joaquim Barbosa. E também, provavelmente, o sucessor do atual chefe do Ministério Público, Rodrigo Janot, cujo primeiro mandato (de dois anos), se encerra em setembro deste ano. Ou a indicação de Janot para um segundo mandato.

Ultimamente, os presidentes da República vinham escolhendo para o cargo de procurador-geral da República os indicados pelos próprios membros do Ministério Público em eleições diretas promovidas por suas entidades de classe.

Jota.info.com.br

Últimos posts por Anderson Yoshihara (exibir todos)

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img