Radio Shiga

Partidos governistas do Japão entram em acordo sobre nova lei de segurança

Os partidos governistas do Japão virtualmente concordaram com diretrizes de uma nova legislação proposta pelo governo sobre a segurança nacional.

Membros do Partido Liberal Democrático e seu parceiro menor na coalizão governista, o Partido Komei, se encontraram na quarta-feira para discutir a lei esboçada pelo governo na semana passada.

Ela inclui 3 princípios básicos, exigidos pelo Partido Komei, que são a justificativa sob o direito internacional, o apoio popular com controle democrático, e a garantia de segurança do pessoal das Forças de Autodefesa do Japão.

20150318_25_v_s2

O esboço consiste de 5 partes.
Uma aborda a maneira de lidar com a chamada zona cinza, que envolvem infrações à soberania japonesa que não sejam consideradas ataques armados.

Outra aborda o fornecimento de apoio logístico por parte das Forças de Autodefesa do Japão para tropas estrangeiras a fim de proteger a paz e a estabilidade do Japão.

A terceira parte do esboço pede contribuições maiores para a paz e estabilidade internacional.

A quarta parte aborda regras no tocante ao exercício do direito à autodefesa coletiva.

A quinta e última parte compreende outras revisões relacionadas.

Com respeito à zona cinza, o esboço sugere a possibilidade das forças oferecerem proteção à tropas que não sejam dos Estados Unidos, mas que ajudem a proteger o Japão.

Sobre o envio de tropas das Forças de Autodefesa ao exterior a fim de fornecer apoio logístico a tropas estrangeiras, o esboço pede o descarte da noção existente sobre “emergências em áreas ao redor do Japão”.

O governo pretende introduzir a nova noção de “situações que causam um importante impacto na paz e na segurança do Japão”. A revisão proposta pretende esclarecer que a lei não tem limites geográficos.

Os partidos governistas concordaram em introduzir uma nova lei permanente que permita que unidades das Forças de Autodefesa do Japão forneçam apoio logístico a tropas estrangeiras no exterior.

O Partido Komei havia exigido aprovação prévia pelo Parlamento sem exceção. Contudo os 2 partidos entraram em acordo sobre o esboço que basicamente pede aprovação prévia do Parlamento para implementar medidas, em consideração à vontade do governo e o PLD.

Refletindo as demandas feitas pelo Partido Komei, o esboço diz que apoio de retaguarda deve ser conduzido com base em resoluções da ONU, ou resoluções relacionadas da ONU, excluindo a asserção do governo de que o apoio de retaguarda pode também ser conduzido com base em pedidos de órgãos internacionais.

O governo agora planeja trabalhar na legislação e submeter um projeto ao Parlamento até meados de maio após obter a aprovação dos partidos governistas no próximo mês.

NHK World

 

Últimos posts por Anderson Yoshihara (exibir todos)
Sair da versão mobile