Fontes curdas do norte do Iraque dizem que militantes do Estado islâmico começaram a destruir as ruínas da antiga cidade de Hatra.
Hatra foi fundado nos dias do Império Parthian há mais de 2.000 anos atrás e é um Patrimônio Mundial da Unesco.
No início desta semana, militantes do Estado Islâmico começaram a demolir as ruínas próximas da cidade assíria de Nimrud.
O Estado Islâmico, que controla grandes áreas do Iraque e da Síria, diz que santuários e estátuas são “falsos ídolos” que têm de ser esmagado.
Não está claro, ainda, a extensão dos danos causados aos sítios arqueológicos.
Hatra, localizado a cerca de 110 km ao sudoeste de Mosul, era uma cidade fortificada que resistiu a invasões pelos romanos, graças às suas grossas paredes reforçadas por torres.
“Crime de Guerra ‘
Mamuzini, um oficial do Partido Democrático do Curdistão (KDP) local, disse à mídia curdas que os militantes do Estado Islâmico começaram a destruir o local.
“A cidade de Hatra é muito grande e possui muitos artefatos que eram protegidos dentro do sítio arqueológico”, disse ele, acrescentando que os militantes já tinham tirado o ouro e a prata.

Não há confirmações independentes da destruição. Há relatos de ataque de escavadeira em Nimrud, uma cidade assíria fundada no século 13 aC, na quinta-feira. Na sexta-feira a chefe da Unesco, Irina Bokova, condenou a “limpeza cultural” no Iraque como um “crime de guerra”.
“Não há absolutamente nenhuma justificativa política ou religiosa para a destruição do patrimônio cultural da humanidade.”
Na semana passada, foi liberado um vídeo aparentemente mostrando militantes com marretas destruindo estátuas e outros artefatos em um museu em Mosul. No vídeo, os objetos são descritos como “falsos ídolos” e sua destruição defendida em termos religiosos. O Estado Islâmico tem controlado Mosul, a segunda maior cidade do Iraque, e áreas próximas desde junho 2014 – uma região com quase 1.800 dos 12.000 sítios arqueológicos registrados no país.

O Império Parthian foi uma grande força política e cultural no antigo Irã. No auge de seu poder no século II dC, se estendia desde atual Paquistão até a Síria.
Hatra mais tarde floresceu sob governantes árabes, e se tornou uma grande trading-post na Rota da Seda em todo o continente asiático.
Fonte: bbc.com
Tradução: omote
- Astronauta japonês retorna à Terra após 5 meses na ISS - 10 de agosto de 2025 5:17 am
- Coreia do Norte retira alto-falantes na fronteira - 10 de agosto de 2025 3:04 am
- Trump e Putin se reunirão no Alasca para discutir Ucrânia - 10 de agosto de 2025 2:54 am