37 C
Kóka
domingo, 10 agosto, 2025 11:43: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Estado Islâmico ‘destruindo sitio arqueológico no Iraque’

Fontes curdas do norte do Iraque dizem que militantes do Estado islâmico começaram a destruir as ruínas da antiga cidade de Hatra.

Hatra foi fundado nos dias do Império Parthian há mais de 2.000 anos atrás e é um Patrimônio Mundial da Unesco.

No início desta semana, militantes do Estado Islâmico começaram a demolir as ruínas próximas da cidade assíria de Nimrud.

O Estado Islâmico, que controla grandes áreas do Iraque e da Síria, diz que santuários e estátuas são “falsos ídolos” que têm de ser esmagado.

Não está claro, ainda, a extensão dos danos causados aos sítios arqueológicos.

Hatra, localizado a cerca de 110 km ao sudoeste de Mosul, era uma cidade fortificada que resistiu a invasões pelos romanos, graças às suas grossas paredes reforçadas por torres.

“Crime de Guerra ‘

Mamuzini, um oficial do Partido Democrático do Curdistão (KDP) local, disse à mídia curdas que os militantes do Estado Islâmico começaram a destruir o local.

“A cidade de Hatra é muito grande e possui muitos artefatos que eram protegidos dentro do sítio arqueológico”, disse ele, acrescentando que os militantes já tinham tirado o ouro e a prata.

Hatra ruins (file picture)
Os restos de Hatra mistura helenística, romana e influências arquitetônicas orientais

File photograph of statue of woman at Hatra

Não há confirmações independentes da destruição. Há relatos de ataque de escavadeira em Nimrud, uma cidade assíria fundada no século 13 aC, na quinta-feira. Na sexta-feira a chefe da Unesco, Irina Bokova, condenou a “limpeza cultural” no Iraque como um “crime de guerra”.

“Não há absolutamente nenhuma justificativa política ou religiosa para a destruição do patrimônio cultural da humanidade.”

Na semana passada, foi liberado um vídeo aparentemente mostrando militantes com marretas destruindo estátuas e outros artefatos em um museu em Mosul. No vídeo, os objetos são descritos como “falsos ídolos” e sua destruição defendida em termos religiosos. O Estado Islâmico tem controlado Mosul, a segunda maior cidade do Iraque, e áreas próximas desde junho 2014 – uma região com quase 1.800 dos 12.000 sítios arqueológicos registrados no país.

Ancient statue of a winged bull with a human face at the archaeological site of Nimrud, south of Mosul in northern Iraq, in 2001
A cidade assíria de Nimrud, a sudeste de Mosul, também está sendo atacada.

O Império Parthian foi uma grande força política e cultural no antigo Irã. No auge de seu poder no século II dC, se estendia desde atual Paquistão até a Síria.

Hatra mais tarde floresceu sob governantes árabes, e se tornou uma grande trading-post na Rota da Seda em todo o continente asiático.

Fonte: bbc.com

Tradução: omote

 

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img