Começa contagem regressiva para os Jogos Olímpicos de 2016

0
Obra  da  Arena  Carioca  1,  que  será  palco  de  jogos  de  basquete  e  rúgbi  em  cadeira  de rodasTomaz Silva/ABr

O diretor de Comunicação do Comitê Rio 2016, Mário Andrada, disse hoje (24) que a marca dos 500 dias que faltam para a abertura dos Jogos Olímpicos, no dia 5 de agosto de 2016, simboliza o fim da etapa de planejamento e o início da fase de execução do evento. Principalmente na área de esportes, por onde o comitê começa a montar a estrutura dos locais de competição.

O presidente do Comitê Organizador e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, salientou a importância do início da contagem regressiva para os Jogos. “Hoje é um dia muito importante para todos os que aguardam, com ansiedade, a abertura dos Jogos”. Ele anunciou que haverá também outra cerimônia dos 500 dias que faltam para as Paralimpíadas.

Segundo Nuzman, persiste a mesma adrenalina que ele sentiu na véspera da eleição do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas e também como atleta, quando disputou as Olimpíadas de Tóquio, no Japão, em 1964. “Nós queremos entregar jogos memoráveis, grandes transformações e celebrações”. Segundo o presidente do COB, o maior legado foi trazer os Jogos Olímpicos e Paralímpicos para o Brasil. Nuzman lembrou que todo o trabalho está sendo feito em união com os três níveis de governo (União, estado e município) e que as obras seguem os cronogramas, “para serem entregues nos prazos”.

De acordo com Nuzman, um dos pontos que merecem ênfase é o esforço que vem sendo feito no sentido de incentivar as crianças a trabalharem e a estarem envolvidas no esporte, como atletas ou não. “Nenhuma outra indústria cresceu e se desenvolveu tanto”, observou Nuzman, referindo-se à indústria do esporte.

Ao todo, serão 44 eventos-testes para os jogos e cerca de 7,5 milhões de ingressos serão ofertados. Haverá 42 campeonatos mundiais em 17 dias, nos Jogos Olímpicos, e 23 campeonatos mundiais em 12 dias, nos Jogos Paralímpicos. “Nada se compara no mundo. Nada.”

Segundo Nuzman, o Rio de Janeiro será a cidade de maior transformação na história dos Jogos Olímpicos, superando Barcelona, na Espanha, e Tóquio. “O mais importante é o que está sendo feito, porque a população é a grande beneficiada”. Entre as obras que estão transformando a capital fluminense, ele citou o Porto Maravilha, além de obras nas áreas de transporte e infraestrutura da cidade.

O diretor de Comunicação, Mário Andrada, informou que a equipe de suprimentos entra em fase decisiva, a partir de agora. Isso envolve grandes compras para a montagem de estruturas temporárias. Serão definidas ainda as empresas que vão prover os serviços de hotelaria e alimentação na Vila dos Atletas e na de Mídia.

Andrada destacou que, ao serem contratados agora, esses serviços contribuirão para o aumento de emprego no Rio de Janeiro, à medida em que disponibilizarão 80 mil vagas temporárias, distribuídas nas áreas de alimentos e bebidas (14 mil), hotelaria (5 mil), serviços de limpeza (7 mil), transporte (8 mil), licenciamento (4 mil), segurança (19 mil), ingressos e hospitalidade (8 mil). Segundo ele, o efetivo de segurança exigirá um quadro ainda maior.

Andrada comemorou a conquista de novos patrocinadores para as Olimpíadas, entre os quais a Microsoft e a Alliansce Shopping Centers. O Comitê Rio 2016 superou em 7% a meta total de receita com venda de patrocínio, que era  de R$ 2,5 bilhões, no ano passado. Para 2015 e 2016, a meta é atingir R$ 3 bilhões em patrocínio. Nesta terça, a 500 dias das Olimpíadas, foi divulgado também o calendário de competição dos Jogos, que está disponível na página do comitê na internet

Agência Brasil

Últimos posts por Anderson Yoshihara (exibir todos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.