A Chanceler da Alemanha, Angela Merkel, ressaltou a importância dos países enfrentaram os fatos históricos do passado e nutrirem laços amistosos com seus vizinhos.
Merkel fez o pronunciamento durante um evento, em Tóquio, patrocinado por uma companhia editora de jornal. Merkel iniciou sua visita de dois dias ao Japão nesta segunda-feira.
Em seu discurso, ela expressou respeito pelos esforços do povo japonês de reconstruir a região devastada pelo desastroso terremoto e tsunami de março de 2011.
Ela disse que as palavras ‘destruição’ e ‘reconstrução’, ainda são comumente usadas nos dias de hoje, uma vez que 2015 marca o septuagésimo ano do fim da Segunda Guerra Mundial.
A chanceler disse que os alemães jamais esquecerão que os países europeus e o resto do mundo ofereceram reconciliação a despeito de terem sido vitimados por seu país.
Em seguida ao seu pronunciamento, Merkel foi perguntada sobre o que seria mais necessário a um país para melhorar os laços com seus vizinhos, a partir da experiência europeia.
Ela respondeu que constitui uma grande sorte para a Alemanha o fato de ter sido aceita de volta, dentro da comunidade internacional, a despeito do Holocausto e dos horrores da guerra. Ela disse que uma reconciliação não teria sido possível sem a ajuda dos países vizinhos.
Angela Merkel disse ainda que isto foi conseguido porque a Alemanha manifestou sua determinação de enfrentar os fatos históricos de forma aberta e objetiva.
NHK WORLD
- Encerrada a 33ª Exposição de Artistas Estrangeiros em Nagoia - 5 de novembro de 2018 4:21 pm
- Editorial: Bolsonaro e a quebra de paradigmas - 29 de outubro de 2018 2:40 pm
- Resultado é comemorado com festa e fogos em frente à casa de Bolsonaro - 29 de outubro de 2018 2:04 pm