O governo do Japão vai intensificar a pressão sobre a Coreia do Norte para que o país acelere a investigação sobre o paradeiro de japoneses que foram sequestrados por agentes norte-coreanos.
Pyongyang formou em julho um comitê especial para examinar amplamente o destino de sequestrados e de outros japoneses que estão desaparecidos no país. Autoridades norte-coreanas haviam dito que o processo levaria cerca de um ano. No entanto, houve aparentemente pouco progresso em mais de sete meses.
Tóquio aguarda uma conclusão do inquérito para meados deste ano. Emprega canais diplomáticos para pressionar pela divulgação de um relatório o mais cedo possível.
Altos funcionários do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão afirmam que não deveria levar mais de um ano a realização de todo o processo, inclusive a verificação do relatório pelo lado japonês. Explicam que levará algum tempo para analisar o relatório e para entrevistar pessoas envolvidas com o fim de averiguar a autenticidade das conclusões.
Fonte NHK WORLD
- Encerrada a 33ª Exposição de Artistas Estrangeiros em Nagoia - 5 de novembro de 2018 4:21 pm
- Editorial: Bolsonaro e a quebra de paradigmas - 29 de outubro de 2018 2:40 pm
- Resultado é comemorado com festa e fogos em frente à casa de Bolsonaro - 29 de outubro de 2018 2:04 pm