A maioria dos filtros perderam sua função de existir com as possibilidades de pós produção da fotografia digital. É mais fácil usar o Lightroom ou o Photoshop para colorir uma foto, por exemplo, do que usar um filtro na lente.
Mas quando se trata de fotografia de paisagens, alguns filtros ainda são bem vindos. Um deles é o filtro de densidade neutra, também chamado de filtro ND.
Ele serve para nada mais, nada menos, do que deixar entrar menos luz pelas lentes. Mas pera lá, você me pergunta: para quê um filtro que deixa passar menos luz? Não gastamos horrores em lentes que deixam passar mais luz? Por que, justo agora, botar um bagulho na frente da lente que vai deixar passar menos luz?
Realmente é uma situação bem específica: o filtro ND existe para nos ajudar quando queremos fazer fotos de longa exposição. Clique aqui para saber mais sobre as fotos de longa exposição.
Quando estamos em uma situação em que não é possível conseguir um tempo de exposição longo o suficiente pro nosso gosto – mesmo com o ISO mais baixo e a abertura mais fechada – o filtro ND entra em ação!
O filtro ND também vem uma variação graduada, chamado de filtro ND Grad. Com ele é possível deixar passar menos luz somente em uma parte da cena. Ele se parece com isso:
Você pode ver no exemplo abaixo como foi possível registrar mais detalhes no céu graças ao filtro:
E o melhor é que os filtros ND ou ND Grad podem ser baratos (se você não ligar de comprar versões xingling, claro) 🙂 Você pode comprá-los no Mercado Livre ou em sites internacionais.
Fonte: dicasdefotografia.com.br
- Alerta de calor extremo atinge quase todo o Japão - 5 de agosto de 2025 11:51 am
- Incêndio interrompe festival de fogos em Yokohama - 5 de agosto de 2025 7:04 am
- Salário mínimo no Japão pode ultrapassar 1.000 ienes/hora - 5 de agosto de 2025 6:38 am