Frequentemente usado para colorir cosméticos e até alimentos, o vermelho carmim vem de insetos!

Conhecida como uma ‘cor’, o CARMIM, nada mais é do que uma substância corante de coloração vermelho vivo, que é extraída da cochonilha-do-carmim [Dactylopius coccus] um inseto ‘parente’ do pulgão.

São insetos diminutos que se alimentam da seiva de cactos e plantas e da umidade ali presente. Para defender-se da predação por outros insetos, produz o ácido carmínico, que extraído de seu corpo e ovos é utilizado para fazer o corante que leva seu nome.

O corante carmim é comumente usado para dar cor em tintas, fármacos, cosméticos e até como aditivo alimentar. 

Portanto, aquele batom, esmalte, blush, hidratante, remédio, shampoo ou qualquer produto ou alimento em tons vermelhos ou rosados podem conter carmim em sua composição e, assim, você estará ingerindo ou consumindo um produto que contém insetos esmagados. 

 

Então, para termos a certeza de que estamos consumindo produtos livres de insetos, tóxicos, conservantes e diversas outras substâncias que, além de ‘sujas’ trazem riscos à saúde, nada melhor do que optar por empresas que fabricam produtos naturais, orgânicos e veganos, produzindo a partir de extratos vegetais que possuem propriedades nutritivas, hidratantes, calmantes e que só contribuem para o bem de nossa saúde.

Se você deseja adotar um estilo da vida saudável e sustentável, consumindo de maneira consciente e de empresas que atuam com responsabilidade social, na nova página do Bloguesia chamada RECOMENDAÇÕES compartilho marcas, produtos, serviços e ações que existem com propósitos que vão muito além do consumo, acompanhe as novidades!

Se você deseja comprar batons vermelhos livres de carmim ou qualquer ingrediente tóxico a FACE IT é repleta de opções e entrega para qualquer parte do mundo. Vale a pena conferir acessando www.faceitnatural.com.

Um beijo e até mais!

Taiara Desirée

Artigo anteriorTeve início neste sábado o 3º CAVOM – Campeonato de Vôlei Misto de Shiga
Próximo artigoRafael Elfe: Poeta e cantautor apresenta seu 2º EP “As coisas do porão”
Taiara Desirée
Taiara Desirée é Fashion Blogger, premiada como Youtuber-Blogger do Ano pela ABI-Internacional no Press Award USA 2018. É Advogada, Pós-graduada em Direito Ambiental e Membro das Comissões de Direito da Moda e de Direito Ambiental da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional PB. Trabalhou como Assessora Jurídica da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente da Capital, no MPPB. Morou em Miami e Nova Iorque e, ao retornar para o Brasil, decidiu empreender, trabalhando em seus projetos. Foi na área da moda e estilo que encontrou a sua realização profissional e aplica os princípios da sustentabilidade na sua atuação, disseminando uma moda com propósito e o consumo consciente. ​ Formada em Visagismo pelo Phillip Hallawell, é Colunista e Apresentadora de Moda e Estilo em rádio, sites e jornais no Brasil, Japão, USA, Canadá e Reino Unido. Fundadora do Bloguesia, um blog sobre moda, beleza e estilo de vida que existe há quase 1 década e conta com mais de 4 milhões de visualizações pelo mundo. É empresária, palestrante de imagem, estilo e empoderamento pessoal, Jornalista e Membro da Brazilian International Press Association, sendo oficialmente registrada como imprensa brasileira no exterior. Segue fazendo diversos cursos em múltiplas áreas, assim como nas áreas de moda, imagem e estilo, atuando em projetos neste segmento, entre eles, é idealizadora do Design Pessoal. Quer ficar por dentro de tudo? É só favoritar o Bloguesia e também seguir nas redes sociais!