Os primeiros-ministros do Japão e da China concordam em fortalecer laços

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, e o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, concordaram em melhorar ainda mais as relações entre os dois países.

Image © (Primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe (E) e seu homônino chinês, Li Keqiang / Reprodução / via NHK World) Oct/2018

Os primeiros-ministros do Japão e da China concordam em fortalecer laços.

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, e o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, concordaram em melhorar ainda mais as relações entre os dois países.

Os dois líderes se reuniram em Pequim nesta quinta-feira (25), após a chegada de Abe à capital chinesa. É a primeira visita de um primeiro ministro japonês a China em 7 anos.

Li observou que as relações bilaterais voltaram ao normal e que o momento para melhoria foi mantido.

Ele disse que os dois países devem trabalhar de mãos dadas e se aproximar para manter um desenvolvimento estável e sólido do relacionamento bilateral.

Abe disse que estava feliz em ver Li novamente, no ano que marca o 40º aniversário de um tratado de paz e amizade entre o Japão e a China.

Ele disse que quer compartilhar com os líderes chineses a alegria das visitas mútuas.

Abe deve se encontrar novamente com Li na manhã desta sexta-feira (26), e com o presidente Xi Jinping à tarde.

Abe espera colocar firmeza no desenvolvimento dos laços bilaterais através das visitas recíprocas dos líderes.

À margem do fórum, espera-se que o Japão e a China assinem memorandos sobre conversações diplomáticas e o lançamento planejado do diálogo para promover a colaboração para inovação e avanço tecnológico.