NHK: 5 pessoas são presas no Brasil pelo colapso de barragem

A polícia do Brasil prendeu cinco pessoas em conexão com o colapso devastador de uma barragem em uma mina de minério de ferro.

Image © (Desastre na cidade de Brumadinho, Minas Gerias, Brasil / Reprodução / via NHK World) Jan/2019

NHK: 5 pessoas são presas no Brasil pelo colapso de barragem.

A polícia do Brasil prendeu cinco pessoas em conexão com o colapso devastador de uma barragem em uma mina de minério de ferro.

A ruptura da barragem ocorreu na sexta-feira (25), na cidade de Brumadinho, no sudeste de Minas Gerais. Pelo menos 84 pessoas foram confirmadas mortas e 276 outras estão desaparecidas.

As cinco detenções foram feitas nesta terça-feira (29), por suspeita de negligência na gestão de segurança. entre eles estão funcionários de uma empresa que inspecionou a barragem há vários meses.

A barragem foi construída pela mineradora brasileira Vale SA. Outra barragem no mesmo estado, também construída pela Vale, entrou em colapso em 2015, matando 19 pessoas.

A empresa emitiu um comentário dizendo que vai cooperar com a investigação.

O colapso da barragem provocou uma torrente de lama e minério de ferro que atingiu a cidade a jusante, enterrando casas, hotéis e escritórios da Vale. A operação de resgate está enfrentando dificuldades.

O governo brasileiro informa que a Vale é responsável pelo incidente e planeja usar cerca de 2,7 bilhões de dólares dos ativos da empresa, que bloqueou para apoiar os residentes.