3.4 C
Kóka
sábado, 2024/04/20  9:00
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Meu Lugar: O polêmico “Yasukuni Jinja”(santuário de um povo pacífico).

O polêmico “Yasukuni Jinja”(santuário de um povo pacífico).
Sempre que membros do gabinete ministerial japonês fazem visita ao santuário, logo iniciam protestos internos e externos com a China, Coreia do Norte, Coreia do Sul e Taiwan.

Fotos: EDGAR SAIO

O edifício foi erguido em junho de 1869, a pedido do do imperador Meiji, como um memorial aos mortos da Guerra Boshin. Chamado primeiramente de Tōkyō Shōkonsha (東京招魂社), posteriormente seria rebatizado como Yasukuni Jinja em 1879. Além de ter se tornado um local para realização de rituais xintoístas, o santuário também passou a acolher os kami (espíritos) dos soldados japoneses e coloniais (coreanos e taiwaneses) mortos desde então em guerras. Dividindo o espaço com o santuário, há um museu de guerra que expõe canhões e mísseis retirados dos campos de batalha. A bandeira nacional japonesa tremula nos postes de luz.

Após a derrota dos japoneses na Segunda Guerra Mundial, em setembro de 1945, as autoridades da ocupação aliada ordenaram que Yasukuni optasse por se converter em uma instituição não-religiosa dependente de governo ou bem mantivesse seu caráter religioso desvinculado do Estado. Yasukuni elegeu a segunda opção. Desde então, seu financiamento é totalmente privado.

O santuário traz símbolos evidentes do nacionalismo japonês: há placas que se referem a figuras como Hideki Tojo, primeiro-ministro japonês na época da Segunda Guerra Mundial, como “mártires erroneamente acusados pelas forças aliadas”. O local também é um ponto turístico e atrai cerca de 8 milhões de pessoas por ano. Wikipedia.

Meu Lugar é um convite a vocês de onde estiverem que nos envie um pouco de seu país, cidade, seu bairro sua vila, nos conte um pouco da historia do seu lugar que iremos publicar no site da radioshiga.com.
As fotos devem ser de autoria própria, em alta resolução, em numero de no minimo 5 e no máximo 40 fotos. Devem vir acompanhadas junto com um pouco da historia do lugar com ate 5.000 toques e enviadas para contato@radioshiga.com

 

Últimos posts por Anderson Yoshihara (exibir todos)