Em entrevista exclusiva para o Bloguesia, Johny Dar conta tudo sobre os seus novos projetos.

Johny Dar está sendo rapidamente distinguido internacionalmente como um artista cujo trabalho não é somente ‘além da caixa’, mas por redesenhar a indústria de animação e o mundo em geral, através da moda, arte, multimídia, música, ritmo e agora com sua própria linguagem.

Trata-se de uma linguagem genuína que ele vem desenvolvendo há décadas, e agora está apresentando para o mundo pela primeira vez.

Pioneiro de uma forma original de expressão artística, ele criou uma linguagem real, complexa e original, com relevância, significado e musicalidade, e que é exibida em todas as faixas do álbum de estreia de Johny, “Dardelica”, que será lançado em setembro, quando apresentará sua arte, moda e música na London Fashion Week.

Muito além do tempo e do espaço, a cada criação, o Johny apresenta um elevado grau de sensibilidade e criatividade. Confira o que ele nos conta na entrevista.

TAIARA – Você é conhecido por inventar seu novo tempo, com 32 horas em um dia, e reconhecido como um artista que vem re-projetando a indústria criativa e o mundo em geral através da moda, arte, multimídia, música, tempo e agora linguagem. Como você nos explica de onde vem toda a sua inspiração e criatividade?

JOHNY – Posso dizer que nasci com isso – e sempre senti como se visse o mundo de uma maneira diferente das pessoas à minha volta, o que constantemente levantava uma grande questão sobre o meu ponto de inspiração. Eu tenho sido introvertido por boa parte da minha vida e assumi que todo mundo estava vendo a vida do jeito que eu fazia… Tentei evitar saber que sou diferente e tentei me misturar. A vida não me deixou sozinho – Eu tive algumas experiências pelo mundo e continuo convencido de que o que eu vi durante essas experiências não foi apenas um sonho…

 

TAIARA – Sobre este novo projeto – o idioma original de Johny Dar – o que significa essa nova linguagem que você cria há décadas? Você poderia explicar como essa linguagem é universal?

JOHNY – É universal no sentido de que não é reconhecido pela mente dentro de seus programas conhecidos, portanto, o corpo e a alma respondem a isso antes que a mente tenha a chance de analisá-lo. É uma linguagem sensual que fala com o animal alienígena em nós – aquela parte de nós que está além de respostas condicionadas, padrões de comportamento ou programas culturais como as línguas que já conhecemos. Nesse sentido, coloca a humanidade na mesma página. A linguagem é baseada nos princípios de como o seu corpo produz som para dentro, e não para o exterior. Estou quase refletindo os sons do corpo – como os sons da comunicação dentro do corpo, trazidos para uma experiência externa. Portanto, dependendo da sua sensibilidade, a experiência pode ser grandiosa. Quase todo mundo que ouve pela primeira vez não pode deixar de sorrir. É como golfinhos mergulhando em seu corpo e brincando lá dentro.

TAIARA – Você une moda, arte, multimídia, música, tempo e agora linguagem em seu fantástico trabalho, todas essas incríveis criações serão apresentadas em uma grande exposição?

JOHNY – Isso está nos trabalhos. Toda vez que estou prestes a completar este show, percebo que ainda há uma peça faltando – e então temos que segurar a peça até que ela seja finalizada. Mas parece que, em breve, estaremos prontos e então poderemos anunciar a turnê mundial… Enquanto isso, estarei reunindo peças na London Fashion Week, em setembro, para o lançamento do álbum Dardelica e um desfile mostrando minha nova coleção, bem como uma exposição de arte que contará com quatro andares do meu trabalho.

 

TAIARA – Como foi a fase de composição das músicas do DARDELICA, o que lhe inspirou para escrevê-las?

JOHNY – As músicas vêm para mim em momentos diferentes. Eu viajo muito e posso estar em qualquer lugar quando uma nova ideia surge e eu tenho que pegar meu telefone e gravá-la imediatamente. Então, na primeira oportunidade que eu estiver no, começamos a gravar as tracks. Pode ser um processo muito rápido – meu produtor me diz que o álbum Dardelica foi criado em um curto espaço de tempo – mas isso sou eu, eu corro na minha própria forma de tempo com 32 horas em um dia, caso contrário eu nunca seria capaz de fazer todas as coisas que eu faço!

TAIARA – Sobre a moda, você também vai lançar algo esse ano?

JOHNY – Minha nova coleção Conscious Wear estará nas lojas neste outono. É uma coleção de camisetas com minhas obras de arte – incluindo as séries IQ-ME, mandalas e animais – e todas as peças são impressas com tinta infundida em turmalina. A turmalina possui propriedades naturalmente benéficas para a saúde e, na verdade, protege contra a radiação e as ondas eletromagnéticas prejudiciais. Por isso, o Conscious Wear é projetado para capacitar as pessoas a fortalecerem seus super-eus, sentindo-se bem e com boa aparência.

 

TAIARA – Como artista, você vem desenvolvendo um trabalho muito humanitário, o ‘Jeans For Refugees’ é um belo exemplo disso. Quanto aos impactos ambientais em que vivemos no mundo atual, você tem planos para desenvolver algum outro trabalho sobre moda sustentável?

JOHNY – Eu tenho tantos planos! Eu tenho um novo projeto de arte corporal – Wild World – que é uma homenagem à natureza e ao feminino – é sobre celebrar as facetas selvagem, sensual, frágil, crua, sensível, vulnerável, forte e carinhosa das mulheres e da natureza para inspirar a consciência para a conservação da natureza e capacitar as mulheres para descobrir seu lado selvagem, abraçar sua sensualidade e celebrar sua beleza natural. Para mim, as questões ambientais que estamos enfrentando estão intrinsecamente ligadas às nossas atitudes em relação ao feminino e ao corpo feminino em particular, então eu acho que neste caso eu estou focando no tipo mais íntimo de moda, que é a decoração da pele! O trabalho de caridade não é um passeio no parque, ou tão fácil quanto você poderia esperar. Eu tive outro projeto animal no ano passado, e algumas publicações me disseram que eu sou muito caridoso e deveria ter calma. Nós também tivemos que adiar as atividades do Jeans For Refugees, porque os patrocinadores saíram devido a algumas celebridades envolvidas que se manifestaram contra Trump – então há muita política envolvida em fazer trabalhos de caridade nos dias de hoje. Infelizmente meu bom trabalho ainda está limitado às indústrias em que estou.

A nova linguagem de Johny Dar (também conhecida como ‘alien-rap’) é apresentada no novo single de Johny ‘Alien Animal’, que será lançado amanhã, dia 15 de junho, e pode ser ouvido em soundcloud.com/johnydar.

Para acompanhar o trabalho do Johny Dar e ficar por dentro das novidades, basta seguir o seu Instagram@johnydarcreations e acessar www.johnydar.com.

Por Taiara Desirée

 

Artigo anteriorSalada de feijão lima com queijo feta e endro fresco
Próximo artigoBrasil: STF proíbe “condução coercitiva” de suspeitos para interrogatórios
Taiara Desirée
Taiara Desirée é Fashion Blogger, premiada como Youtuber-Blogger do Ano pela ABI-Internacional no Press Award USA 2018. É Advogada, Pós-graduada em Direito Ambiental e Membro das Comissões de Direito da Moda e de Direito Ambiental da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional PB. Trabalhou como Assessora Jurídica da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente da Capital, no MPPB. Morou em Miami e Nova Iorque e, ao retornar para o Brasil, decidiu empreender, trabalhando em seus projetos. Foi na área da moda e estilo que encontrou a sua realização profissional e aplica os princípios da sustentabilidade na sua atuação, disseminando uma moda com propósito e o consumo consciente. ​ Formada em Visagismo pelo Phillip Hallawell, é Colunista e Apresentadora de Moda e Estilo em rádio, sites e jornais no Brasil, Japão, USA, Canadá e Reino Unido. Fundadora do Bloguesia, um blog sobre moda, beleza e estilo de vida que existe há quase 1 década e conta com mais de 4 milhões de visualizações pelo mundo. É empresária, palestrante de imagem, estilo e empoderamento pessoal, Jornalista e Membro da Brazilian International Press Association, sendo oficialmente registrada como imprensa brasileira no exterior. Segue fazendo diversos cursos em múltiplas áreas, assim como nas áreas de moda, imagem e estilo, atuando em projetos neste segmento, entre eles, é idealizadora do Design Pessoal. Quer ficar por dentro de tudo? É só favoritar o Bloguesia e também seguir nas redes sociais!