Japão e China concordam em mais de 50 projetos econômicos

Empresas e oficiais do governo do Japão e da China deverão fazer acordos em mais de 50 projetos econôicos de cooperação, que beneficiarão países emergentes.

Image © (Primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe (E), em visita a Pequim / Reprodução / via NHK World) Oct/2018

Japão e China concordam em mais de 50 projetos econômicos.

Empresas e oficiais do governo do Japão e da China deverão fazer acordos em mais de 50 projetos econôicos de cooperação, que beneficiarão países emergentes.

Um fórum econômico, sobre cooperação bilateral em mercados de países emergentes, será realizado nesta sexta-feira (26), em Pequim, para coincidir com a cúpula Japão-China.

Fontes dizem que representantes de mais de 100 empresas e órgãos do governo devem trocar documentos em uma ampla gama de projetos no sudeste da Ásia e em outros lugares.

Entre os projetos está um programa de desenvolvimento urbano usando energia renovável e tecnologia da informação em uma zona econômica especial, no leste da Tailândia.

Outros investimento serão na produção de energia eólica na Europa e apoio a estudos clínicos de novos medicamentos para a gripe.

As instituições financeiras japonesas e um fundo soberano chinês também devem chegar a um acordo básico para estabelecer um fundo de mais de 100 bilhões de ienes, ou cerca de 890 milhões de dólares, para apoiar tais projetos.

O Japão planeja promover parcerias corporativas bilaterais que atendam aos padrões internacionais e beneficiem países emergentes. As autoridades esperam obter resultados específicos no fórum.