Hospital Santa Cruz anuncia criação do Instituto de Pesquisa e Ensino Santa Cruz – IPESC

A missão do novo Instituto é promover a excelência do conhecimento em saúde, por meio do desenvolvimento de atualização científica, ensino e pesquisa. Já foram formalizados protocolos de estudos com as Universidades japonesas de Tsukuba, Osaka e Tóquio.

Image © (Diretoria do Conselho do IPESC / Reprodução / via A4&Holofote Comunicação) Sep/2018

Hospital Santa Cruz anuncia criação do Instituto de Pesquisa e Ensino Santa Cruz – IPESC.

A missão do novo Instituto é promover a excelência do conhecimento em saúde, por meio do desenvolvimento de atualização científica, ensino e pesquisa. Já foram formalizados protocolos de estudos com as Universidades japonesas de Tsukuba, Osaka e Tóquio.

Promover intercâmbio científico e cultural com instituições acadêmicas de ensino e pesquisa nacionais e internacionais. Este é o principal objetivo do Instituto de Pesquisa e Ensino Santa Cruz (IPESC), associação sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira, cujo estatuto social foi aprovado pelo Conselho de Administração e referendada pela Assembleia Geral da Instituição no dia 30 de agosto de 2018. O IPESC desenvolverá suas atividades vinculadas à Sociedade Brasileira e Japonesa de Beneficência Santa Cruz, da qual também faz parte o Hospital Santa Cruz.

O IPESC é resultado do grande esforço realizado pelos médicos, pesquisadores e direção do Hospital Santa Cruz. Após acordo com a Universidade de Tsukuba, firmado em setembro de 2016, visando estabelecer as bases para a ampliação do intercâmbio de médicos de diversas áreas para desenvolver projetos conjuntos de pesquisa entre o Brasil e o Japão, tornou-se necessário a criação de um Instituto para viabilizar estas iniciativas. Anteriormente, este papel era realizado pelo Centro de Pesquisa, Ensino e Cultura (CEPEC) do Hospital Santa Cruz, que agora passa a integrar o conjunto de atividades desenvolvidas pelo IPESC. Nos últimos meses, o CEPEC realizou inúmeras iniciativas no campo científico: 12 eventos (seminários), 19 estudos clínicos em 2017 e nove pesquisas clínicas neste ano.

O IPESC tem como finalidade desenvolver atividades de estudo e de pesquisa na área de saúde, ensino, extensão, cultural e esportiva. Também terá foco em organizar e promover cursos de especialização, capacitação, pós-graduação profissional, residência médica e multiprofissional.

Segundo Renato Ishikawa, presidente do Hospital Santa Cruz e do Conselho Administrativo do IPESC, a missão do IPESC é o de promover a excelência do conhecimento em saúde, por meio do desenvolvimento de atualização científica, ensino e pesquisa. “Queremos ser um Instituto reconhecido pela produção e disseminação de informações na área da saúde e cultura”, afirma.  Segundo ele, o IPESC terá um papel importante ao aproximar renomadas universidades do Brasil e do Japão, estreitando os laços para “aprofundar os conhecimentos e progredir nos estudos científicos da área da saúde no país”, complementa Ishikawa. Ele observa que já foram formalizados protocolos de estudos entre o Hospital Santa Cruz, que agora passa a ser representado pelo IPESC, com as universidades de Tsukuba (Protontherapy), Osaka (estudo sobre a microbiota) e Tokyo Medical Dental University (ABC Method).

Entre os pontos positivos da fundação do IPESC está o Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Santa Cruz (CEP), em plena atividade, valorizando o nome da Instituição entre a comunidade e os hospitais nipo-brasileiros. Além disso, será também sua missão estabelecer um bom relacionamento com os órgãos governamentais ligados ao campo da medicina e saúde.

A estrutura organizacional do IPESC conta com a formação do Conselho Administrativo, Conselho Fiscal e Conselho Científico. Também prevê a criação de uma Diretoria Executiva. A seguir os nomes dos representantes de cada área:

1. Conselho Administrativo
Presidente – Renato Ishikawa
Tesoureiro – Marcelo Tsuji
Secretária – Sandra Hiroko Watanabe
Suplente – Luiz Koiti Kimura

2. Conselho Fiscal
Aurea Christine Tanaka
Mario Sato
Norberto Legrazie
Renato Nakaya

3. Conselho Científico
Leonel Fernandes
Julio Shoiti Yamano
Domingos Alberto Fernandes
Masato Ninomiya
Koshiro Nishikuni
Luis Maruta

Sobre o Hospital Santa Cruz

Fundado para auxiliar os imigrantes japoneses e com o compromisso de oferecer um atendimento médico hospitalar de excelência no Brasil, foi inaugurado em 1939 e desde então esteve sempre dedicado em proporcionar uma vida melhor e mais saudável à população. Atualmente, o Hospital Santa Cruz é reconhecido pela tecnologia de ponta em tratamentos, ações de responsabilidade social e sustentabilidade, atividades de ensino e pesquisa, além do atendimento humanizado com profissionais habilitados em língua japonesa.

Realiza mais de 1 milhão de atendimentos ao ano, com atuação integrada e multidisciplinar, tendo 46 especialidades, ambulatório, pronto atendimento e dois centros cirúrgicos, um geral e outro oftalmológico, capacitados para executar operações de alta complexidade. Dispõe de 141 leitos distribuídos em apartamentos e enfermarias e conta com 10 leitos de UTI geral, 10 de UTI neurológica e 10 na unidade coronariana. Possui ainda uma unidade específica para o transplante de medula óssea com modernas instalações na área de hemodinâmica e serviços diagnósticos de análises clínicas e de imagem para realizar exames com precisão, segurança e agilidade.

Mais informações para a imprensa:
A4&Holofote Comunicação – 11 3897-4122| 11 97152-7689
Regina Diniz – [email protected]
Priscilla Tavollassi – [email protected]