Folakemi: Cantora inglesa radicada no Brasil grava “Just Once”, seu primeiro single

Folakemi é uma cantora inglesa com ascendência nigeriana radicada no Brasil. No dia 9 de outubro, a cantora lançou o videoclipe do seu primeiro single, “Just Once”. A música está disponível no Spotify, Deezer, Itunes e demais plataformas. A composição é do Ricô – Produção Musical e Direção de Arte de Pedro Itan e Ricô (PRBLMS Records) e no Piano, Ricardo Rito.

Folakemi passou a infância entre as cidades de Liverpool e Londres, onde, por influência dos pais, teve acesso a álbuns clássicos do jazz, soul e afrobeat como Billie Holiday, George Benson e Fela Kuti. Desde então nasceu seu interesse pela música, começando a cantar em “jam sessions” de jazz organizadas por amigos.

Logo depois teve a oportunidade de estrear no lendário “Glastonbury Festival” (o “Woodstock” da Inglaterra) à frente da banda “Colonel Makessa”. Se apresentou nesse festival por dois anos consecutivos.
Dona de um timbre ímpar, que remete facilmente às divas imortais do jazz como Nina Simone permeando pelo pop contemporâneo da cantora Amy Winehouse, Folakemi se apaixona pelo swing e requinte da música brasileira, começando a ensaiar um repertório despretensiosamente, o lado do músico, apenas pra se divertir nas reuniões com amigos.

No final de 2010, esteve no Rio de Janeiro e conheceu um vasto acervo de artistas brasileiros, entre eles, o cantor e compositor André Severo. Ela fica completamente apaixonada pelo swing da música brasileira, descobrindo a possibilidade de unir sua voz jazzística com o ritmo brasileiro do violão de André Severo, criando assim uma mistura de samba, jazz e soul, entre outros.

Em 2012 Folakemi decide abandonar de vez os serviços burocráticos de escritório em Londres e retornar ao Brasil assumindo de vez seu lado artístico, iniciando então sua carreira como cantora profissional. O “Folakemi Quinteto” liderado por Folakemi tem se apresentado na cidade maravilhosa (Rio de Janeiro) tocando jazz, neo-soul, blues, reggae… definindo sua personalidade musical através de um repertório repleto de swing e versatilidade.

A cantora apresenta a sua música nas ruas cariocas, e em casas de shows, Já performou em diversos festivais de música, como o Festival Latinidades e Ibitipoca Blues.

Folakemi Quinteto é formada pelos músicos Ebano Machel no baixo, Francisco Sartori nos teclados, Luiz de Urjaiss na bateria, Julio Raposo na guitarra e Folakemi nos vocais, apresentando o melhor do Neo-soul, Jazz, Funk & Blues. Atualmente, a cantora está trabalhando em seu primeiro disco autoral. Folakemi se apresenta também em Duo.

Durante muito tempo Folakemi participou do Projeto ‘Ocupaescola’, levando a música e outras artes para as escolas municipais no subúrbio e na periferia do Rio de Janeiro.

Folakemi Duo vai se apresentar no da 19 de outubro com o show de Jazz na Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa.

Facebook: https://www.facebook.com/FolakemiQuinteto/

Da Redação by Cleo Oshiro

 

Artigo anteriorGoverno toma contramedidas sobre a mudança da Base Aérea de Futenma
Próximo artigoZé Neto & Cristiano se apresentam na cidade de Campinas/SP
Cleo Oshiro
Sou a Cleo Oshiro, uma mineira que no ano de 2002 optou por viver no Japão com a família. Em 2010 a Revista GVK Internacional no Brasil, especializada em karaokê, me descobriu no Orkut e através da minha paixão pela música e karaokê, decidiram fazer uma matéria sobre minha vida aqui no Japão, afinal foi aqui na cidade de Kobe que ele surgiu e se espalhou pelo mundo. Com a repercussão da matéria, eles me convidaram para ser a Correspondente Internacional da revista no Japão e aceitei o desafio e não parei mais. Fui Colunista Social por 2 anos no Portal Mie/Japão, da Revista Baladas Internacional/ Suiça, na BDCiTV/EUA e na Revista Biografia/ Brasil, realizando entrevistas com várias personalidades do meio artístico. Minhas matérias são para divulgar o trabalho dos artistas, sem apelos sensacionalistas, mesmo porque meu foco é mostrar a imensidão de talentos espalhados pelo mundo sejam famosos ou não. Atualmente faço parte da equipe da Rádio Shiga, onde faço matérias artísticas e sou a idealizadora do programa musical The Best Of Brazilian Music em parceria com o Omote-san. O programa foi suspenso devido problemas interno, mas o tempo em que esteve no ar levava a música brasileira à outros países da Asia. O programa The Best Of Brazilian Music era apresentado em inglês pela DJ Shine Dory, uma filipina apaixonada pela MPB e Bossa Nova. A escolha pelo idioma foi para alcançar japoneses e estrangeiros que vivem no Japão, já que inglês é um idioma universal e os brasileiros já contavam com o acesso as informações dos artistas através das matérias publicadas por mim no site