EUA agradecem ao Vietnã por sediar encontro entre Trump e Kim

Um porta-voz do governo dos EUA indicou que o Vietnã foi escolhido como sede da segunda cúpula EUA-Coreia do Norte, para simbolizar a parceria entre ex-inimigos.

Image © (Ditador norte-coreano, Kim Jong-un e presidente dos EUA, Donald Trump / Reprodução / via ABC) Feb/2019

EUA agradecem ao Vietnã por sediar encontro entre Trump e Kim.

Um porta-voz do governo dos EUA indicou que o Vietnã foi escolhido como sede da segunda cúpula EUA-Coreia do Norte, para simbolizar a parceria entre ex-inimigos.

Em uma entrevista coletiva nesta quinta-feira (7), o vice-porta-voz do Departamento de Estado, Robert Palladino, agradeceu ao Vietnã por sua generosidade em sediar a segunda cúpula entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e o líder norte-coreano Kim Jong Un.

Palladino disse que o Vietnã é um amigo próximo e parceiro dos Estados Unidos, e que a história das duas nações reflete as possibilidades de paz e prosperidade. Ele acrescentou que os EUA e o Vietnã ultrapassaram o conflito e a divisão em direção à parceria próspera de que desfrutam hoje.

O porta-voz disse que reuniões estão sendo realizadas para o preparo da cúpula nos dias 27 e 28 de fevereiro. Ele disse que o Representante Especial dos EUA para a Coreia do Norte, Stephen Biegun, está agora em Pyongyang e está mantendo conversas com seu colega Kim Hyok Chol.

Palladino disse que a localização da cúpula no Vietnã será divulgada quando estiver pronta para ser anunciada.

Alguns observadores dizem que a segunda cúpula, provavelmente, será realizada na cidade de Da Nang, no centro do Vietnã. Mas fontes sugeriram que Washington e Pyongyang ainda não chegaram a um acordo.