Avião da companhia aérea Lion Air cai na Indonésia

Uma aeronave, operada pela companhia aérea de baixo custo da Indonésia, Lion Air, caiu em um voo doméstico de Jacarta.

Image © (Boing 737 Max8 da companhia Lion Air da Indonésia / imagem referencial / via Jet photos) Oct/2018

Avião da companhia aérea Lion Air cai na Indonésia.

Uma aeronave, operada pela companhia aérea de baixo custo da Indonésia, Lion Air, caiu em um voo doméstico de Jacarta.

Yusuf Latif, porta-voz da agência de resgate da Indonésia, citado pela Reuters, disse que “foi confirmada a queda do avião”. A aeronave fazia a rota Jakarta – Pangkal Pinang, em Sumatra, um voo de pouco mais de uma hora.

Latif disse que o jato perdeu o contato com o controle de tráfego aéreo cerca de 13 minutos após a decolagem e caiu no mar.

O avião solicitou um pouso de emergência, quase imediatamente após a decolagem, disse Sindu Rahayu, da Diretoria Geral de Transporte Aéreo, em uma coletiva de imprensa. Ele acrescentou que as autoridades perderam contato com o avião após o pedido.

O avião estava com 188 passageiros e tripulantes, disse a autoridade do Ministério do Transporte, em uma entrevista coletiva. 178 adultos, uma criança e dois bebês estavam a bordo. A tripulação incluiu dois pilotos e cinco comissários de bordo.

Image result for Flight JT610

Serviço de rastreamento de vôo Flightradar24 informa que os dados preliminares de voo mostram uma queda na altitude do avião e aumento na velocidade antes que a transmissão fosse cortada.

O avião parece ter mergulhado no mar, perto da costa da Indonésia, segundo os dados fornecidos pelo serviço, estava, supostamente, a uma altitude de 3.650 pés (cerca de 1.112m) quando o sinal foi perdido.

Uma operação de busca e salvamento foi enviada ao local.

O avião foi construído recentemente, disse o chefe do comitê nacional de segurança de transporte da Indonésia (KNKT), Dr. Soerjanto Tjahjono. O Boeing da Lion Air tinha cerca de 800 horas de vôo antes de cair, disse ele.

A Lion Air confirmou que o avião estava em boas condições de navegabilidade e era pilotado por uma equipe experiente. Seu piloto e co-piloto tinham, juntos, mais de 11 mil horas de vôo. O número comum de horas de voo para um piloto, em um ano, é de cerca de 1.000 horas.

As autoridades não especularão sobre a causa da tragédia até que a caixa-preta seja recuperada e investigada, disse Tjahjono, conforme citado pelo The Strait Times.

O jornal informou que o avião estaria transportando cerca de 20 funcionários do Ministério das Finanças.

Integrantes das equipes de busca e resgate relatam que marinheiros em um rebocador, que estava a caminho do porto, viram o avião cair.

“Às 7h15 o rebocador informou que havia se aproximado do local e a tripulação viu os destroços de um avião”, disse um oficial de tráfego de embarcações na área, ao jornal Jakarta Post. A tripulação reportou o acidente à autoridade marítima às 6h45, hora local.

Duas outras embarcações, um cargueiro e um petroleiro estão indo para o local do incidente junto com um barco de resgate, confirmou o oficial.

A Lion Air não fez nenhuma declaração oficial até agora.

O voo JT610 é operado por um Boeing-737 Max 8, com capacidade para até 210 passageiros.