4.5 C
Kóka
sexta-feira, 2024/04/19  5:01
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Alunos da UFPA podem concorrer a bolsas de estudo no Japão

O consulado do Japão em Belém recebe inscrições para o concurso de bolsas de estudo no país para as modalidades de pesquisador, graduação, escola técnica, curso profissionalizante e educação escolar. Os interessados precisam ser brasileiros, com fluência na língua inglesa ou japonesa. Para orientar os estudantes da UFPA sobre a oportunidade, será realiza nesta quarta-feira (15), às 15h, no auditório do Ceamazon, uma palestra sobre como funciona o programa de intercâmbio.

Os benefícios da bolsa são: ajuda de custo, passagem aérea de ida e volta ao Japão e pagamento das despesas escolares e hospitalares. As bolsas de estudo oferecem aos estudantes a oportunidade de acesso à pós-graduação, graduação, escola técnica, curso profissionalizante e educação escolar em instituições japonesas.

Para pleitear vaga de pesquisador e educação escolar, o candidato deve ter idade inferior a 35 anos no ato da viagem e ensino superior completo. Para as demais modalidades, a idade é de 22 anos incompletos na data da viagem e é necessário ter concluído o ensino médio.

O período de estudo para modalidade de graduação é de cinco anos e são oferecidos cursos nas áreas de ciências humanas e sociais, biológicas e exatas. A modalidade Escola técnica destina-se à escola de nível técnico com duração de quatro anos. Já o período para curso profissionalizante é de três anos no Japão.

A seleção é feita por meio da análise de documentos, prova escrita e entrevista. Desde 1993, 165 estudantes dos estados do Pará, Maranhão, Piauí e Amapá viajaram para o Japão e, após a conclusão dos cursos retornaram ao Brasil para colaborar com o desenvolvimento em seus estados de origem.

Consulado do Japão Belém

Últimos posts por Anderson Yoshihara (exibir todos)