13.5 C
Kóka
sexta-feira, 2024/04/19  11:12
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Unilateralismo será rejeitado diz Jinping

O presidente chinês, Xi Jinping, expressou apoio às Nações Unidas e implicitamente criticou a política "América Primeiro" do presidente americano Donald Trump, dizendo que o unilateralismo será rejeitado.

Unilateralismo será rejeitado diz Jinping

O presidente chinês, Xi Jinping, expressou apoio às Nações Unidas e implicitamente criticou a política “América Primeiro” do presidente americano Donald Trump, dizendo que o unilateralismo será rejeitado.

Xi fez a observação durante uma videoconferência com o Secretário Geral da ONU Antonio Guterres na quarta-feira (23).

O Ministério das Relações Exteriores da China diz que Xi observou que a ONU tem feito contribuições importantes para a paz e o desenvolvimento global desde sua fundação há 75 anos.

Xi disse que a China apóia fortemente o papel do órgão mundial, como membro permanente do Conselho de Segurança.

Ele também disse que os membros permanentes do Conselho deveriam desempenhar um papel exemplar, acrescentando que a busca do unilateralismo e da hegemonia são impopulares e serão rejeitados.

Guterres expressou gratidão pelo apoio da China à ONU e mostrou vontade de continuar reforçando a cooperação com o país.

Os observadores acreditam que a China pretende enfatizar sua posição de dar importância à ONU para destacar as diferenças em relação às políticas da administração Trump, uma vez que o debate geral da Assembléia Geral da ONU já começou.