13.5 C
Kóka
sexta-feira, 2024/04/19  11:05
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Sudoeste do Japão preparando-se para o Tufão Haishen

Um poderoso tufão, possivelmente o mais forte em décadas, está atingindo o sudoeste do país.

Sudoeste do Japão preparando-se para o Tufão Haishen

Um poderoso tufão, possivelmente o mais forte em décadas, está atingindo o sudoeste do país.

Conforme o tufão Haishen se aproxima, as autoridades estão alertando sobre chuvas potencialmente recordes, ventos sem precedentes, marés altas e grandes ondulações oceânicas.

Eles estão apelando para que as pessoas permaneçam em alerta máximo e evacuem prontamente se forem aconselhadas a fazê-lo.

Nakamoto Yoshihisa, da Agência Meteorológica do Japão, disse: “O tufão Haishen é muito poderoso, tão poderoso quanto vários tufões que atingiram o Japão no ano passado. A agência exorta as pessoas a estarem no mais alto alerta para o registro de chuvas fortes, ventos violentos, ondas altas e tempestades”.

As autoridades meteorológicas dizem que às 17h deste domingo, o tufão Haishen estava a 70 quilômetros a oeste-sudeste da ilha de Yakushima, no Pacífico. Estava se deslocando para o norte a 35 quilômetros por hora.

O Haishen tem uma pressão atmosférica central de 945 hectopascals. O tufão está embalando ventos máximos de 162 quilômetros por hora perto de seu centro – e rajadas de até 216 quilômetros por hora.

Chuva forte está caindo, não apenas nas áreas onde o tufão se aproxima, mas também em amplas áreas do Japão, incluindo aquelas distantes do tufão. As autoridades estão alertando para deslizamentos de terra, rios transbordando e enchentes em áreas baixas.

Autoridades em várias prefeituras da região sudoeste do Japão, Kyushu, emitiram ordens de evacuação para os residentes locais.

Mais de 30.000 residências nas províncias de Okinawa e Kagoshima estavam sem energia elétrica no domingo à tarde.

Mais de 500 vôos domésticos, neste domingo (6), foram cancelados. A maioria foi para e de Kyushu e Okinawa.

O operador das linhas Kyushu e Sanyo Shinkansen diz que alguns trens foram cancelados neste domingo e segunda-feira.