Bianca Obino apresenta seu EP ‘Volta ao Mundo de Dentro’

A cantora, violonista, compositora e orientadora vocal Bianca Obino, que usa o violão e a voz de maneira peculiar, combinando timbres e texturas entre os dois instrumentos, numa espécie de diálogo musical em suas canções, lançou no mês de Julho o EP ‘Volta ao Mundo de Dentro’. Mestre em Songwriting (composição de canção) pela Bath Spa University, do Reino Unido, Bianca que é compositora desde os 15 anos, é uma excelente intérprete nos segmentos que passeiam do popular ao erudito.

Neste sábado (19/9), às 19hBianca Obino participa da live Violão com Voz, apresentada por Felipe Azevedo. A transmissão acontece no Instagram @felipeazevedocompositor. Bianca é ex-aluna do Felipe Azevedo, tendo estudado com ele por 04 anos a Metodologia ‘VIOLÃO com VOZ’.

Natural de Porto Alegre (RS), Bianca iniciou a sua formação musical aos 10 anos de idade, quando teve suas primeiras aulas de violão com Davi Moreira. Aos 13 anos já se apresentava em festas, eventos e formaturas. Seu primeiro disco ‘Artesã’ (2013) recebeu indicações ao Prêmio Açorianos de Música nas categorias ‘Melhor Instrumentista MPB’ e ‘Artista Revelação’. Recentemente a cantora postou uma mensagem na sua página oficial do Facebook  falando sobre a importância desse seu primeiro trabalho:(Momento super emoji (e mini-manifesto): há exatos 7 anos 😲 eu lançava meu 1º disco, Artesã.
Hoje me deu mta vontade de compartilhar tudo o que ele representou na minha caminhada…🙏

Pro Artesã vir ao mundo foram 5 anos de processo (entre compor as músicas, investir em aprimoramento, e acreditar que eu poderia lançar um trabalho de forma totalmente independente, sem edital, sem premiação, sem patrocínio).

Fiz a escolha de vender meu Uno Mille pra gravar este disco. Não havia Uber, não havia Instagram…não havia na cena local tantas mulheres despontando como instrumentistas, compositoras, cantoras (felizmente isto está mudando!!).

Não havia garantia de retorno.

Quem é artista independente sabe que a gente tem que lidar com as dúvidas externas (quem é essa moça?!) e internas (quem sou eu pra fazer isso?!).

Felizmente, fui em frente. Gravei um disco totalmente independente, totalmente violão e voz, com arranjos e composições que fiz, com a equipe que escolhi, cantando o que acreditava. E ainda fiz uma capa onde eu encaro quem está de frente pro disco (me dei conta disso agorinha, hehe).

Será uma ousadia não ter um olhar cabisbaixo na capa de um disco de ‘cantouuura de MPB’?! 😎

Com o Artesã recebi minhas primeiras críticas, meus primeiros louvores, (fui indicada ao prêmio Açorianos/ RS nas categorias “Melhor Instrumentista MPB” e “Artista Revelação”), minhas primeiras “decepções” (não ganhei os prêmios, hehe)…

Comecei a construir um público além da minha família e amigos. Vi as primeiras portas se abrindo.

Mas nada é tão importante quanto hoje, celebrar esta caminhada. Antes de um primeiro trabalho, o desafio é começar. Depois do primeiro, o desafio é permanecer.

Eu olho pra esse disco e lembro de quando ele chegou aqui em casa, eu pulava e chorava de emoção, sozinha. Só quem passa, sabe. Nossa vida como artista é um artesanato de emoções.

Brigada a todos que estiveram comigo neste processo, aos que estão hoje. Sigo grata, de cabeça erguida)

Bianca Obino usa o violão e a voz de maneira peculiar, combinando timbres e texturas entre os dois instrumentos numa espécie de diálogo musical, apresentado influências de diferentes vertentes da MPB. Realizou vários cursos e oficinas de especialização em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, e Florença, sob orientação da soprano italiana Patrizia Morandini. Bianca já se apresentou no “Chiostro San Domenico”, em Prato ( Itália).

Investindo na trajetória internacional, com estudos, gravações e performances em países como Austrália, Estados Unidos, Itália, Inglaterra e China, o EP “The Intimacy Of Distance”(2014) foi gravado na Austrália com a cantora local Melissa Forbes. Bianca viveu por mais de 2 anos na Inglaterra, onde concluiu o mestrado em Composição de Canção e gestou seu segundo trabalho solo “Translated Unplugged”, lançado em 2017. O disco em versão acústica traz singles em inglês e português.

Em 2018 Bianca inaugurou em Porto Alegre, a “Artesania do Som,” em sociedade com Brunno Colpo, um espaço artístico com cursos, workshops e sessões individuais integradas de canto, composição de canção e coaching de carreira musical com uma abordagem holística. Em 2020 ela lança o seu mais novo trabalho, o EP  “Volta ao Mundo de Dentro”.

“Volta ao Mundo de Dentro” inspirado em ritmos do cabo verde, dialoga com a world music (música do mundo). O single que ganhou um clipe gravado na Costa da Lagoa – Florianópolis, SC em Março, 2020, é um retorno à terra firme após uma longa navegação – é isso que “Volta ao Mundo de Dentro” propõe a você: uma volta a essência.

Site Oficial:https://www.biancaobino.com/

Da Redação by Cleo Oshiro

Cleo Oshiro
Últimos posts por Cleo Oshiro (exibir todos)