9.2 C
Kóka
terça-feira, 2024/04/16  8:19
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Emirados Árabes Unidos inauguram a primeira usina nuclear do mundo árabe

Emirados Árabes Unidos inauguram a primeira usina nuclear do mundo árabe

Os Emirados Árabes Unidos se tornaram o primeiro país entre os estados árabes produtores de petróleo do Golfo Pérsico a implantar uma usina de energia nuclear.

A agência de notícias estadual dos Emirados Árabes Unidos informou neste sábado (1º), que a primeira unidade da usina nuclear de Barakah, em Abu Dhabi, havia iniciado suas operações.

Um consórcio liderado pela Coreia do Sul ganhou a licitação para construir a usina em 2009, depois de competir com rivais do Japão e dos Estados Unidos. A usina será composta por quatro reatores nucleares.

A geração de energia elétrica utilizando gás natural tem sido uma das principais fontes de energia nos Emirados Árabes Unidos. Esta é a primeira vez que uma nação do Golfo Árabe que depende de combustíveis fósseis para a produção de energia coloca em operação uma usina nuclear.

Acredita-se que o objetivo dos EAU é reduzir a dependência do gás natural como fonte de energia e reduzir as emissões de dióxido de carbono para demonstrar seus esforços para ser ecologicamente correto.

Quando os reatores restantes forem colocados em operação, a capacidade total da usina será de 5.600 megawatts, cerca de um quarto das necessidades de eletricidade do país.

Mas estão sendo levantadas preocupações sobre os riscos de segurança para a instalação.

Os EAU estão apoiando as forças que combatem os rebeldes Houthi anti-governamentais no Iêmen. Alguns especialistas apontam a possibilidade de que a usina nuclear de Barakah possa ser atacada pelos Houthis, pois eles lançaram ataques de mísseis contra a Arábia Saudita, apoiando assim o governo iemenita.