Radicchio assado e nozes carameladas

Deliciosa combinação! Radicchio, nozes e caramelo, são preparados separadamente e colocados juntos, num mesmo prato. É servido ainda morno, como entrada ou acompanhamento de carnes.

radicchio assado com nozes caramelizadas
Radicchio assado com nozes caramelizadas – photo by: Bia Flores

Ingredientes:
Para o radicchio:
1 radicchio (cerca de 150 g )
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de suco de limão
2 colheres (chá) de açúcar
Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
Para as nozes
60 g de nozes inteiras ou em pedaços graúdos, tostadas
½ xícara (125 ml) de vinagre balsâmico
1 colher (sopa) de açúcar mascavo
Queijo parmesão para servir

Modo de preparo:
Radicchio: Lave o radicchio, descartando as folhas externas e desbotadas. Corte-o de comprido, em quatro ou oito partes, deixando-as presas nas extremidades. Amarre cada parte com um barbante de cozinha ou prenda-as com palitos, para manter as folhas firmes. Coloque-as em um refratário grande e deixe de lado. Em uma tigelinha, coloque o azeite, o suco de limão, o açúcar, o sal e a pimenta e misture-os bem; despeje sobre o radicchio. Deixe marinar por 3 a 4 horas.

radicchio assado com nozes caramelizadas

radicchio assado com nozes caramelizadas

Nozes: Aqueça o forno a 180°F (350°C). Espalhe as nozes em uma assadeira e leve-as ao forno por 5 a 8 minutos, até as nozes ficarem douradas, mexendo de vez em quando.

nozes

Retire do forno, deixe-o ligado e imediatamente, transfira as nozes para outro utesílio e reserve. Leve o radicchio ao forno e deixe assar por 7 a 10 minutos. Enquanto isso, você prepara o caramelo.

radicchio assado

Caramelo: Em uma panelinha, misture o balsâmico e o açúcar mascavo. Leve a panela ao fogo moderado e deixe ferver. Abaixe o fogo e deixe cozinhar até engrossar e ficar com uma consistência de xarope. Retire do fogo, adicione as nozes e misture.

nozes caramelizadas

Montagem: Distribua o radicchio assado em uma travessa de servir e regue-o com o caramelo. Polvilhe 4 a 5 colheres de queijo na superfície e sirva-o ainda morno.

Rendimento: 4 a 6 porções

Sugestão: As nozes e o caramelo podem ser preparados enquanto o radicchio está sendo marinado. No momento em que o radicchio estiver no forno, aqueça o caramelo e junte as nozes.

Dica: O radicchio pode ser grelhado em chapa quente, em vez de levado ao forno.