13.5 C
Kóka
sexta-feira, 2024/04/19  10:51
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Autoridades meteorológicas do Japão recomendam aos residentes que permaneçam alerta

As chuvas torrenciais que atingiram o sul do Japão neste sábado (4), começaram a diminuir à tarde, levando as autoridades a mudar um "alerta de emergência" de chuva forte para as prefeituras de Kumamoto e Kagoshima para um "aviso".

Autoridades meteorológicas do Japão recomendam aos residentes que permaneçam alerta

As chuvas torrenciais que atingiram o sul do Japão neste sábado (4), começaram a diminuir à tarde, levando as autoridades a mudar um “alerta de emergência” de chuva forte para as prefeituras de Kumamoto e Kagoshima para um “aviso”.

As enchentes continuam a causar estragos em muitas áreas residenciais, e Nakamoto Yoshihisa, funcionário da Agência Meteorológica do Japão, apelou para que as pessoas permanecessem alertas, e seguissem quaisquer ordens de evacuação de seus municípios.

A Agência Meteorológica atribuiu as condições atmosféricas instáveis ao ar quente e úmido que se combinou com uma frente e um sistema de baixa pressão.

Uma faixa de nuvens de chuva cobrindo a ilha de Kyushu despejou mais de 100 milímetros de chuva por hora em partes da Prefeitura de Kumamoto.

A chuva torrencial fez com que o rio Kuma inundasse a parte sul da prefeitura e destruísse uma ponte. Os serviços de emergência dizem ter recebido mais de 100 ligações de pessoas que pediam para serem resgatadas.

Autoridades do governo local dizem que as águas das enchentes destruíram várias casas e que resgataram duas pessoas, mas ambas estão em estado crítico. As equipes de socorro tentam alcançar moradores que se encontram encalhados, mas estão sendo obstruídas por estradas bloqueadas.

Muitas pessoas estão procurando abrigo nos centros de evacuação.
Uma mulher descreveu a chuva como algo diferente de tudo o que ela havia vivenciado: “Não foi como uma chuva normal. Honestamente, nunca imaginei que pudesse ser tão forte”.

Outra moradora disse: “O cheiro do rio e da água lamacenta era intenso. Eu podia sentir as vibrações da água agitada através da estrada ao lado da margem do rio”.

As autoridades meteorológicas advertem que a frente poderia trazer mais chuva tanto para as partes leste e oeste do Japão.
Dizem que há risco de enchentes em áreas baixas, rios transbordando, descargas atmosféricas e rajadas repentinas.