10.4 C
Kóka
quinta-feira, 2024/04/18  6:35
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Tóquio em alerta com novo surto de infecções

Autoridades do governo de Tóquio emitiram um alerta após confirmar a maior contagem diária de infecções por coronavírus chinês em semanas. A governadora diz que é uma forma de alertar os moradores a permanecerem cautelosos - mas não altera o plano de reabrir gradualmente a economia.

Tóquio em alerta com novo surto de infecções

Autoridades do governo de Tóquio emitiram um alerta após confirmar a maior contagem diária de infecções por coronavírus chinês em semanas. A governadora diz que é uma forma de alertar os moradores a permanecerem cautelosos – mas não altera o plano de reabrir gradualmente a economia.

A iluminação da icônica Ponte Rainbow na área da Baía de Tóquio, bem como do prédio do Governo Metropolitano de Tóquio, foi alterada das sete cores do arco-íris para vermelho … para sinalizar que o alerta foi emitido.

As autoridades relataram 34 novas infecções na capital nesta terça-feira (2). É a primeira vez que o número ultrapassa 30 em mais de três semanas.

Quase 5.300 pessoas testaram positivo até o momento na cidade de cerca de 14 milhões de habitantes.

O aumento ocorre uma semana depois que o governo central suspendeu o estado de emergência para a região metropolitana de Tóquio.

Isso fez com que o governo da província começasse a atender pedidos de flexibilização em face de muitas empresas que fecharam.

Desde então, as autoridades têm acompanhado a situação e dizem que ela está piorando.

A governadora, Koike Yuriko, disse nesta terça-feira (2): “Queremos continuar retomando as atividades sociais e econômicas e, ao mesmo tempo, evitar a disseminação da COVID-19. Vamos precisar da cooperação de todos os moradores”.

As autoridades de Tóquio estão particularmente preocupadas com infecções em bares e casas noturnas.

Cerca de um terço dos 90 casos confirmados em Tóquio na última semana foram ligados a este tipo de estabelecimentos.

As empresas representam um desafio no rastreamento de rotas de infecção porque os funcionários têm contato com muitos estranhos.

O governo começou a discutir diretrizes com especialistas na terça-feira (3), para evitar a disseminação em clubes noturnos e bares.