3.7 C
Kóka
quinta-feira, 2024/04/25  1:39
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Trump finaliza relacionamento dos EUA com a OMS

O presidente dos EUA, Donald Trump, expressou a intenção de fazer seu país se retirar da Organização Mundial da Saúde - OMS. A União Européia está pedindo aos EUA que reconsiderem a decisão.

Trump finaliza relacionamento dos EUA com a OMS

O presidente dos EUA, Donald Trump, expressou a intenção de fazer seu país se retirar da Organização Mundial da Saúde – OMS. A União Européia está pedindo aos EUA que reconsiderem a decisão.

Falando à mídia na Casa Branca na sexta-feira (29), Trump criticou as medidas da OMS sobre o novo coronavírus chinês e criticou a organização por trabalhar para a China. Ele então disse que a organização falhou em fazer as reformas solicitadas e muito necessárias.

Ele acrescentou que seu país estará encerrando seu relacionamento com a OMS naquele dia.

O presidente também disse que o financiamento dos EUA para o órgão internacional de saúde será “redirecionado para outras necessidades urgentes de saúde pública mundial”.

A União Européia pediu aos Estados Unidos que repensassem a decisão. Em sua declaração divulgada no sábado (30), a UE disse que, diante da ameaça global, agora é hora de reforçar a cooperação e soluções comuns.

Na declaração, a UE reiterou a importância da OMS, dizendo que a organização precisa continuar sendo capaz de liderar a resposta internacional às pandemias, atuais e futuras.

O Ministro da Saúde alemão, Jens Spahn, criticou a decisão de Trump de cortar os laços com a OMS. Ele expressou seus sentimentos no Twitter, escrevendo: “Isso é um retrocesso decepcionante para a Saúde Internacional.”

O ministro alemão também disse que a OMS precisa de reformas para fazer qualquer diferença para o futuro, e a UE deve assumir um papel de liderança e se engajar mais financeiramente.