Salada de cevada com frango e molho balsâmico

A cevada é um cereal  enriquecido com o mesmo tipo de fibra solúvel contido na aveia e que tem  demonstrado ajudar a baixar o colesterol. A carne de frango é uma grande fonte de proteína magra. Se você gosta de uma dieta equilibrada que satisfaça, aqui está a receita certa.

Ingredientes:
Salada:
2 xícaras (500 ml) de caldo de legumes ou frango  preferencialmente feito em casa
¾ de xícara (130 g) de grãos de cevada lavados e escorridos
4 espigas de milho verde fresco, limpos (veja a dica)
1 peito de frango, sem pele e sem osso, grelhado ou assado
6 a 8 tomates cerejas cortados ao meio
2 a 3 cebolinhas, somente a parte verde, cortada em fatias
3 a 4 colheres (sopa) de salsinha picada
2 a 3 colheres (sopa) de queijo feta picado
Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
½ xícara de uva passa (opcional) usei cranberry seco

Molho:
3 colheres (sopa) de vinagre (usei vinagre de malte)
1 colher (sopa) de vinagre balsâmico
2 colheres (chá) de mostarda tipo Dijon
1 chalota ou cebola roxa pequena bem picadinha
1 dente pequeno de alho amassado
½ xícara de óleo

Modo de Preparo:
Salada: Coloque o caldo em uma panela média e leve ao fogo moderado.  Deixe dar uma rápida fervura e adicione o os grãos de cevada. Quando voltar a ferver, tampe, abaixe o fogo e deixe cozinhar lentamente, mexendo de vez em quando, por 40 a 45 minutos até o líquido ser absorvido e a cevada ficar macia. Remova a panela do fogo e deixe descansar por 10 minutos. Destampe cuidadosamente e mexa com um garfo para os grãos se soltarem. Deixe esfriar completamente.  Você poderá colocar a cevada cozida na geladeira, enquanto prepara os outros ingredientes.

Salada de cevada com milho e frango (2)

Em uma panela grande, com bastante água fervente, cozinhe as espigas de milho por 15 minutos ou até os grãos ficarem macios. Escorra-os, deixe esfriarem um pouco e corte os grãos das espigas. Deixe-os esfriarem bem.  Enquanto isso, corte o peito de frango em tiras ou em cubos e deixe-os de lado.

Molho: Em uma tigelinha, coloque os vinagres, a mostarda, a chalota e o dente de alho. Misture até que a mostarda se dissolva. Acrescente o óleo devagar, em um fio firme, batendo com um batedor de mão ou um  garfo até que o molho fique homogêneo e engrosse levemente.

Salada de cevada com milho e frango (13)

Montagem: em uma tigela grande ou saladeira, coloque a cevada, o milho, o frango, os tomates, a cebolinha, a salsinha e o queijo. Junte a uva passa (ou cranberry), caso esteja usando. Adicione o molho e misture-os delicadamente. Tempere com o sal e a pimenta e sirva.

Salada de cevada com milho e frango (6)

Rendimento: 6 a 8 porções

Sugestão: Se não quiser usar milho verde fresco, substitua-o por 250 a 300 g de grãos de milho verde descongelados. Junte-os à salada sem cozinhá-los ou leve-os ao microondas por 1 a 2 minutos.

Dica: A cevada depois de cozida rende bastante, e você poderá não precisar usá-la toda na salada. A sobra pode ser guardada na geladeira por 2 dias e congelada por até 30 dias.
Observação: O tempo de cozimento irá depender da maturidade e qualidade do milho.

Observação: O tempo de cozimento irá depender da maturidade e qualidade do milho.

Salada de cevada com milho e frango