Bolo Veludo Vermelho / Red Velvet

A cor do bolo veludo vermelho (red velvet) é o resultado da mistura de anilina vermelha com chocolate. Minha inspiração em prepará-lo veio quando ganhei de presente uma linda rosa vermelha. Meu desafio foi aproximar ao máximo a tonalidade do meu bolo com o vermelho intenso da flor. Para isso aumentei, um pouco, a quantidade de chocolate indicada na maioria das receitas. Funcionou. Tive um bolo de cor intensa com gostinho de chocolate. Perfeito!

Ingredientes:
2 ⅓ de xícara (330 g) de farinha de trigo
4 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 ½ colher (chá) de bicarbonato
1 ½ colher (chá) de fermento em pó
1 ½ colher (chá) de de sal
1 xícara (250 ml) de leite em temperatura ambiente
1 ½ colher (chá) de vinagre
3 colheres (sopa) de corante vermelho líquido, comestível (anilina)
¾ de xícara (185 g) de manteiga em temperatura ambiente
1 ⅔ xícara (325 g) de açúcar
3 ovos grandes
½ colher (chá) de essência de baunilha

Recheio e Cobertura:
1 pacote (226 g) de creme cheese em temperatura ambiente
100 g de manteiga em temperatura ambiente
1 colher (chá) de essência de baunilha
2 xícaras (250 g) de açúcar de confeiteiro
3 a 4 colheres (sopa) de nozes trituradas

Modo de Preparo:
Em uma tigela média, peneire a farinha, o chocolate, o bicarbonato, o fermento e o sal. Misture bem e reserve. Em um copo grande, misture o leite, o vinagre, o corante vermelho e também reserve.

Preaqueça o forno a 325° F (165° C). Pincele com manteiga 3 formas de 24 cm de diâmetro. Forre com papel impermeável e depois unte bem o papel. Polvilhe com farinha e sacuda para retirar o excesso.

Em uma tigela grande, bata a manteiga até ficar cremosa e, aos poucos, sem parar de bater, acrescente o açúcar. Junte os ovos, um a um, e bata bem. Adicione a baunilha e bata mais um pouco. Acrescente a mistura de farinha com chocolate, alternando com a mistura de leite, vinagre e corante. Distribua a massa nas formas preparadas, alise a superfície com uma espátula e leve ao forno. Asse por 35 minutos ou até que, enfiando um palito no centro, ele saia limpo. Deixe esfriar na forma, desenforme e retire o papel.

Prepare o glacê: Em uma tigela refratária média, apoiada em uma panela com água fervente ( não deixe o fundo da tigela tocar na água) coloque o creme cheese e bata, em velocidade média por 2 a 3 minutos. Junte a manteiga e bata por mais 2 a 3 minutos. Junte a baunilha e bata até incorporar os ingredientes. Aos poucos, adicione o açúcar e bata até formar um glacê macio e cremoso.

Montagem: Coloque um dos bolos num prato de servir, recheie com uma porção de glacê e salpique 1 colher (sopa) das nozes trituradas. Cubra com o segundo bolo, repita o processo e finalize colocando por cima o último bolo. Em seguida, cubra todo o bolo com o restante do glacê, espalhando-o com uma espátula lisa. Decore a gosto com as nozes trituradas.

Rendimento: Serve 16 porções

Sugestão: Faça o nível do recheio com 1 cm de altura, aproximadamente

Dica: A quantidade de açúcar de confeiteiro poderá variar de acordo com a consistência desejada do glacê.